Oficinas de roteiro e edição de podcasts estão com inscrições abertas

O Laboratório de Podcasts Narrativos da FCS/Uerj promove duas oficinas de seu ciclo de formação complementar em mídia sonora. A oficina Roteiro e Escrita Criativa para Podcasts acontece na próxima segunda-feira, 22 de maio. A oficina Edição de Podcasts será no dia 15 de junho, (quinta-feira).

A participação é gratuita e rende certificado.

O ministrante da primeira oficina será Mauro Amaral, mestre em Comunicação pelo PPGCom da Uerj e head de conteúdo da produtora Contém Conteúdo, que desde 2010 atua no segmento. Mauro é veterano na produção de podcasts e assina a direção do podcast do Rock in Rio, da Localiza MEOO e do BioParque do Rio. No encontro, Mauro vai partilhar dicas para organização de informações, escrita e narrativa com exercícios práticos.

Prática também será a oficina de Léo Mogli, no dia 15 de junho, que irá apresentar noções fundamentais para edição de podcasts no Audacity, com exercícios visando a construção de dinâmica do programa. A ideia é mostrar que a edição é mais uma gramática necessária para conduzir nossas narrativas. Desde 2020, Léo Mógli é editor de um dos projetos de maior sucesso da podosfera brasileira, o Não Inviabilize. Também foi ele o responsável pela identidade sonora e concepção de vinhetas do programa. Atualmente trabalha também em Histórias da Firma, projeto paralelo da Déia Freitas exclusivo para a Amazon (ainda em pré-produção).

As duas oficinas acontecem na sala 10.025, 10º andar, das 15h às 17h. As inscrições podem ser feitas preenchendo os formulários disponíveis no  link (http://bit.ly/podcastnarrativo) . Há apenas 20 vagas disponíveis, restritas ao número de computadores da sala.

Laboratório

O Laboratório de Podcasts Narrativos (LNAR) é projeto de extensão iniciado em março de 2023, sob coordenação do professor Dr. Andriolli Costa, da FCS/Uerj. A proposta tem como objetivo explorar e monitorar iniciativas do gênero storytelling em mídia sonora. Para isso, neste primeiro momento, buscará promover atividades de formação e capacitação técnica e crítica dos participantes de modo complementar à carga horária curricular.

Oficinas de roteiro e edição de podcasts estão com inscrições abertas

You May Also Like