‘Ted Lasso’: a série de futebol até para amadores
Produção britânica conquistou o reconhecimento do público brasileiro e da FIFA
Por: Ana Cândida
Ted Lasso é uma série que consegue elevar o seu humor a cada episódio. Apesar de girar em torno de um time de futebol fictício, o AFC Richmond, a série consegue cativar até mesmo aqueles que não são fãs do esporte. Com uma narrativa que mescla drama e comédia, Ted Lasso conquista o telespectador. O próprio personagem principal não entende nada sobre futebol, o que estabelece uma conexão com uma parcela do público que também está por fora desse universo. O roteiro permite humanizar os personagens, permitindo que o espectador crie empatia com eles. Até mesmo jogadores com personalidades questionáveis, como Jamie Tartt, têm suas motivações compreendidas dentro de campo. A temática principal é o futebol, mas a série retrata acima de tudo o olhar humano do esporte.
A série britânica é distribuída mundialmente pela plataforma de streaming Apple TV+. No Brasil, embora a Apple não seja tão conhecida por seus conteúdos digitais e serviço de streaming, a série tem conquistado popularidade. De acordo com dados do JustWatch, a Apple TV+ registrou um aumento de aproximadamente 5% no público brasileiro no último semestre do ano passado. Embora esse número não seja Ted Lasso ocupando o primeiro lugar de séries mais assistidas em território brasileiro no Apple TV+ tão expressivo em comparação com gigantes do streaming como Netflix e Globoplay, Ted Lasso sempre marca presença no ranking brasileiro das 10 séries mais assistidas no Apple TV+. Além disso, nas redes sociais, especialmente no Twitter, a série gera discussões, chegando a aparecer nos trending topics quando um novo episódio é lançado. Isso demonstra a popularidade e o engajamento do público brasileiro com a série.
Ted Lasso ocupando o primeiro lugar de séries mais assistidas em território brasileiro no Apple TV+ (Reprodução: Apple TV+)
A professora universitária Leda Costa, ressalta que a série atrai pessoas que não convivem com o futebol por conta de um processo de identificação com aquele mundo que é colocado diante delas. Essas pessoas de alguma forma tentam fazer parte desse mundo. “O mundo de Ted Lasso é vinculado ao futebol e é uma série que por conta disso quando a gente assiste, quem não tem vínculo com o futebol provavelmente acaba tendo uma vontade de conhecer um pouco mais daquele mundo. Para entender mais, poder experimentar, ter uma experiência maior como telespectador no que diz respeito a partilhar daquele mundo. Acredito ser um fenômeno muito típico da nossa relação de fruição com as produções ficcionais: elas nos revelam e nos permitem adentrar outros espaços.”, pontua a aficionada em esporte.
A estudante de nutrição da Uerj de 20 anos, Julia Peçanha, é um exemplo de fã da série que passou a frequentar até mesmo partidas em estádios de futebol, após começar assistir a Ted Lasso, o que antes não sentia a mínima curiosidade de fazer. “Sinceramente, sempre achei futebol uma coisa chata. Porém, Ted Lasso acaba transmitindo a emoção dos jogos de uma forma muito cativante, já me peguei diversas vezes torcendo pelos jogadores (da série). O roteiro fazia com que eu me identificasse com aqueles personagens e consequentemente eu torcia pelo time e pela vitória deles.” Julia acrescenta que, após ir ao Maracanã, passou a gostar ainda mais da série, pois ela agora entendia como era a sensação de estar entre a torcida.
Julia no Maracanã durante uma partida do Flamengo (Reprodução: Julia Peçanha)
Um dos principais problemas em algumas séries que abordam o futebol é a romantização excessiva do esporte, retratando-o como perfeito. No entanto, casos recentes, como o do jogador Vinicius Jr., evidenciam a inconsistência dessa ideia. O futebol tem o poder de unir milhões de pessoas, mas também pode separá-las por meio do discurso de ódio. Por outro lado, séries como Ted Lasso abordam de forma leve assuntos importantes, como masculinidade tóxica e homofobia. Essas narrativas contribuem de maneira significativa para a formação social dos espectadores. Leda esclarece que Ted Lasso aborda um dilema da nossa vida, que é como lidar com um mundo hostil sem agir de modo hostil. “O mais importante para Ted é mostrar que apesar de jogadores, eles permanecem pessoas que estão tentando sobreviver dentro e fora do campo.”, afirma.