Festa Junina da UnATI retorna ao calendário de eventos da Uerj
“Arraial dos 60+” traz de volta as comemorações e fortalece os laços na Universidade Aberta da Terceira Idade, após três anos de pausa
Por: Ana Cândida
A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) promove nesta quarta-feira, dia 14 de junho, das 14h às 19h, o “Arraial dos 60+”. O evento com temática de festa junina ocorrerá no hall da Capela Ecumênica, andar térreo da Uerj. O arraial deste ano irá marcar a volta das festividades da UnATI, após o período de pandemia. A entrada será gratuita e aberta ao público em geral.
O evento contará com atrações musicais, como a presença de um quadrilhão e um animado grupo de forró, além de barracas de jogos e brincadeiras que ficarão posicionadas no hall da Capela Ecumênica proporcionando diversão às pessoas. Também haverá barracas com comidas típicas das festas juninas, como cachorro-quente, salsichão, canjica, bolo de aipim, caldo verde, bolo de fubá, cerveja e batida.
O “Arraial dos 60+” é coordenado pela Equipe do Centro de Convivência da UnATI/Uerj e produzido pelos coordenadores, professores e alunos dos cursos e oficinas. Este ano, a arrecadação do evento será destinada à manutenção de atividades do Centro de Convivência da UnATI em 2023. O dinheiro arrecadado terá como destino, por exemplo, o pagamento de um valor simbólico aos Professores Colaboradores dos cursos/oficinas pelos seus serviços prestados.
Marcos Teodoro, assessor de comunicação da UnATI, conta que em agosto a Universidade Aberta à Terceira Idade completa 30 anos e esse trabalho festivo tem décadas de edições. “Para a gente está sendo uma consagração, estamos voltando de um momento pós-pandemia, onde tivemos uma pausa de três anos. Essa festa simboliza felicidade e mostra que conseguimos vencer a pandemia e que devemos permanecer juntos.”, disse Marcos.
A última edição da festa junina da UnATI aconteceu em 3 de julho de 2019, o evento recebeu o nome de “Arraial da Melhor Idade”. Assim como na festa deste ano, o evento pré-pandemia de 2019 também teve a presença de grupo de forró, quadrilhão, barracas de comidas típicas e brincadeiras. Os professores do Centro de Convivência da UnATI participaram da produção do evento que seria o último antes de uma pausa de três anos.