O Jucs dentro e fora das quadras
Jogos universitários reúnem diferentes competições esportivas, show e festas para universitários de Comunicação e Artes
Por: Leonardo Siqueira
Foto: (Reprodução/ Vinicius Meirelles)
Atlética da Uerj na disputa dos Jogos Universitários de Comunicação Social de 2023
“Foi uma experiência inesquecível, quatro dias muito bons de curtir, seja jogando ou torcendo nas arquibancadas.” Esse foi o relato de Breno França sobre o Jucs (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) deste ano, evento que costuma despertar sentimentos parecidos em muitos estudantes.
Breno é estudante do 2º período de Jornalismo na Uerj e teve a oportunidade de participar de seu primeiro Jucs. O torneio realizado em Vassouras entre os dias 8 e 11 de junho contou com diferentes modalidades esportivas e atrações musicais, como FP do Trem Bala, Bom Gosto, Pocah, e Puterrier.
Os jogos
A AACA (Associação Atlética de Comunicação e Artes) é a representante da universidade no torneio, com equipes de futsal, handebol, vôlei, basquete etc. Breno França fez parte dos times masculinos de futsal e futebol de campo, e apesar dos resultados amargos, ele valoriza a experiência de competir pela universidade: “Consegui viver e aprender o que é o espírito esportivo neste jucs graças a toda delegação da Uerj.” Ele ainda ressalta a força da Uerjamaica, torcida oficial da atlética, que apoiou mesmo quando os resultados dentro de quadra não eram favoráveis: “Nas arquibancadas ganhamos das outras torcidas. A nossa estava muito animada e parecia cantar mais alto e com mais vontade a cada derrota”, destacou Breno.
Lucas Diniz, estudante do 4º período de Jornalismo na Uerj e diretor geral de esportes da atlética, lamenta o fato de a universidade não ter chegado a um pódio neste ano, mas valoriza o empenho de todos e a competitividade das equipes nos mais diferentes esportes. No entanto, ainda antes da viagem para o torneio em Vassouras, a AACA já havia conquistado ótimos resultados em algumas modalidades: “No tênis de mesa feminino ficamos com nada mais nada menos do que o ouro, o primeiro da AACA. Foi incrível”, relatou Lucas. Além disso, a atlética ainda conquistou duas medalhas de bronze no jiu-jitsu (peso médio masculino e leve feminino) e uma medalha de prata na natação 50m costas feminino.
A preparação
Lucas destaca que a maior parte dos times chegaram após um período de treino durante o ano inteiro, mas alguns ainda sofrem com a falta de regularidade por conta de imprevistos: “Nosso basquete e futsal masculinos e o vôlei (masculino e feminino) chegaram bem preparados. Eram os times que mais estavam treinando.” Segundo ele, os treinos ocorrem pelo menos uma vez por semana, com uma hora de duração.
Foto: (Reprodução/ Arquivo pessoal)
Breno França, estudante de Jornalismo e atleta da AACA em seu primeiro Jucs
Além das quadras
As festas são um dos grandes destaques do Jucs. Com diferentes atrações musicais, cada dia de festa tinha um tema diferente: o primeiro dia foi com as cores e vestes das atléticas, seguido de festa do pijama e festa à fantasia: “Eu gostei mais da primeira e da última. Foram os dias em que mais me diverti e dancei com os amigos”, comentou Breno. Ele destaca que, mesmo após o fim das festas, a diversão não parava e muitos ainda continuavam nos alojamentos, mas ressalta que nem isso conseguiu atrapalhar seu sono: “Por incrível que pareça, eu consegui dormir de tanto sono e cansaço que eu tive depois de virar a noite.”
Se interessou pela AACA?
Para quem quiser fazer parte da atlética e competir no próximo Jucs, basta mandar uma mensagem no Instagram “@aacauerj”. Lucas ressalta que brevemente a AACA estará realizando novas convocatórias para as equipes: “Contamos com a vontade de todo mundo pra ajudar e jogar pela Uerjamaica.”