Uerj reafirma parceria com Programa Empoderadas
Projeto visa prevenir e combater a violência de gênero
Por: Ana Cândida
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro inaugurou no último dia 19 de agosto o Centro de Treinamento do Programa Empoderadas, projeto desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A inauguração do espaço no Salão da Coordenadoria de Arte e Oficinas Artísticas (Coart) marca um passo significativo na expansão da parceria entre a Universidade e o programa dedicado a combater a violência contra mulheres. O reitor Mario Carneiro, juntamente com representantes de diversos núcleos acadêmicos, participou da cerimônia e enfatizou o compromisso da Uerj com iniciativas de políticas públicas e sociais, exemplificadas pelo Empoderadas.
O Programa Empoderadas, criado pela especialista em segurança feminina Erica Paes, surgiu a partir de sua experiência pessoal com a violência de gênero e visa capacitar mulheres a se defenderem de possíveis situações de risco por meio de técnicas de Jiu-Jitsu e MMA. Em 2019, o programa passou a integrar as ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro na Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE). Em 2022, o Empoderadas foi inserido como uma iniciativa do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro, que figura entre os três estados brasileiros com os maiores índices de feminicídio.
Desde 2021, a parceria entre o Empoderadas e a Uerj vem utilizando dados da pesquisa acadêmica da Universidade sobre violência de gênero para fortalecer o projeto. A colaboração aprimorou as condições de treinamento para a implementação e expansão do projeto em melhores condições de trabalho. “É uma grande parceria e estamos felizes por estarmos trazendo nosso polo para a Uerj com o apoio do próprio reitor”, afirmou Erica. Com isso, a Uerj se tornou um local de encontro essencial e centro de excelência dedicado à causa do Programa Empoderadas.
A renovação da parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2022 teve como objetivo expandir o programa para mais municípios no Rio de Janeiro e ampliar o alcance do Empoderadas, que já tinha beneficiado mais de 94 mil mulheres. Após a renovação, esse número triplicou, resultando em mais de 1,2 milhão de mulheres assistidas desde 2019. Além disso, a parceria da Uerj com o Empoderadas tem despertado o interesse de outras universidades em aprender com essa união bem-sucedida. Essa colaboração, também apoiada pelo governo estadual, demonstra o crescente progresso e importância do projeto.
A equipe do Programa Empoderadas é formada por mulheres altamente capacitadas, recrutadas por meio de um processo seletivo organizado pela Uerj. Essas profissionais recebem um treinamento especializado para abordar e combater a violência de gênero de maneira eficaz. O Empoderadas atualmente atua em 60 núcleos distribuídos por vários municípios do Rio de Janeiro, oferecendo uma ampla disponibilidade de serviços, workshops e oficinas. No tatame, o projeto tem a presença de instrutoras faixa preta em judô ou jiu-jitsu, além de fornecer informações e apoio, desempenhando um papel fundamental na quebra do ciclo de violência e no empoderamento feminino.
O projeto vai além da capacitação no tatame, oferecendo uma gama de serviços de apoio. O acolhimento jurídico proporciona uma preparação prévia, fornecendo informações essenciais para ajudar as vítimas a enfrentarem o sistema judicial com conhecimento de seus direitos. Em conjunto, a assistência psicológica acontece por meio de uma triagem e a vítima é direcionada para atendimento individual, grupos de apoio e conversas familiares para combater o ciclo de violência doméstica. Por fim, o serviço social atua realizando uma abordagem mais ampla voltada para a saúde, trabalho, educação e aspectos familiares dessas mulheres.
Maria do Socorro, 63 anos, é uma das centenas de mulheres beneficiadas pelo projeto, e recebeu apoio quando enfrentava violência doméstica. “O Empoderadas me ajudou fazendo com que eu tivesse consciência de que tudo aquilo que eu vivia era uma realidade inaceitável”, afirmou dona Maria, emocionada. Hoje, ela compartilha seu conhecimento oferecendo orientação e suporte a outras mulheres que enfrentam situações de violência. A auxiliar de serviços gerais é um exemplo de como o Empoderadas a ajudou na superação de desafios pessoais e também a capacitou como mentora para aquelas que precisam de ajuda.
Os encontros da equipe do Programa Empoderadas acontecem aos sábados no prédio da Coart, na Uerj, às 9h. A reunião conta com aulas de capacitação profissional ministrada por mestres especialistas em segurança e outras atividades relacionadas à violência contra mulheres. Essas aulas visam a ensinar às profissionais do programa técnicas de defesa baseadas no cotidiano, e a partir disso são elaborados os planos de aula a serem realizados em todos os polos do Estado. Para mais informações acesse as redes sociais do Empoderadas e caso esteja ou conheça alguém em situação de violência, não hesite em procurar ajuda.
Para mais informações: https://ury1.com/Programa-Empoderadas