Entre estrelas do futebol e da música
Com shows marcados entre as partidas do Brasileirão, Estádio Nilton Santos passa pelos desafios de conciliar eventos musicais e jogos
Por: Julia Santos
Foto: Arquivo/ Prefeitura Rio
O Estádio Nilton Santos se tornou um dos principais locais para realizar eventos na cidade do Rio de Janeiro. Em menos de um ano, o ex-Engenhão recebeu Coldplay, Ludmilla e The Weeknd que levaram milhares de pessoas ao estádio para assistirem aos shows com grandes estruturas. Com uma vida dupla, que mistura futebol e música, o Nilton Santos enfrenta a logística e a agenda com o desafio de conciliar os eventos e as partidas que fazem parte do principal campeonato nacional, o Brasileirão.
Com a temporada 2023 do Brasileirão chegando ao fim, o Botafogo, que é o responsável pela administração do estádio Nilton Santos, pode enfrentar desafios na logística com as próximas partidas e shows no local. Acontece que o estádio recebe grandes eventos musicais nos próximos dias: Red Hot Chili Peppers (04/11) e Taylor Swift, que conta com duas datas agendadas (17 e 18/11). Isso pode implicar a mudança de estádio.
O jornalista do SporTV e pesquisador do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME), Irlan Simões, lembra a importância de manter o mando de campo, acrescentando que jogos fora de casa poderiam ser prejudiciais ao time: “O fator casa é basicamente o fator conforto”, enfatiza.
O número de pessoas em partidas no estádio Nilton Santos bateu recorde de público presente neste ano com o clássico entre Botafogo e Coritiba. O duelo entre os dois times, realizado em julho deste ano, se tornou o maior em número de torcedores no estádio. 43.071 pessoas marcaram presença na partida, recorde que pertencia anteriormente ao duelo contra o Vasco em julho e que registrou 38.708 torcedores.
E não é só no mundo do futebol que o NS impressiona com os números registrados. A banda britânica Coldplay fez um dos maiores shows no estádio em março deste ano. Em dois dias com ingressos esgotados, a performance dos quatro integrantes do grupo reuniu 70 mil pessoas por noite.
Responsável pela administração do estádio, localizado no Engenho de Dentro, o Botafogo precisou se adaptar à grande quantidade de eventos. Uma das medidas tomadas pelo clube foi a mudança do gramado neste ano. Agora, o famoso “tapetinho” é de grama sintética. A instalação foi feita pensando nos shows realizados no estádio para que os danos ao gramado fossem diminuídos.
Simões diz que a mudança pode influenciar as partidas realizadas no estádio, já que a aderência da corrida da bola sofre alterações na grama sintética. Ele lembra que a forma como o time joga sofre influências com detalhes. “Sem sombra de dúvidas muda o jogo.”