Mercedes e Ferrari disputam vice-liderança da F1
Títulos de pilotos e equipes já são da Red Bull, que domina a temporada.
Por: Kauhan Fiaux
Com duas corridas restantes, a Mercedes e a Ferrari se alcançaram e são protagonistas na disputa da segunda posição da temporada de 2023 da Fórmula 1. Com exceção da Red Bull, a Ferrari foi a única equipe que venceu uma corrida e a Mercedes é uma das mais estáveis.
Foto: F1
A temporada atual da F1 está sendo marcada pela disputa das equipes intermediárias. No início da temporada, a Aston Martin, representada por Fernando Alonso e Lance Stroll, conquistou e manteve a segunda posição por 6 corridas, até que a Mercedes, que era a terceira colocada, alterou o conceito do carro, passando a equipe britânica. Com o avanço da Ferrari e o regresso da Aston Martin, a equipe italiana conseguiu avançar na temporada e disputar a segunda posição com a Mercedes. Agora, a Aston Martin ocupa a quarta posição, atrás da McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri.
A Mercedes iniciou a temporada com o conceito zeropod, um encolhimento na caixa lateral, aumentando o fluxo de ar que passa pelo carro, o mesmo usado na temporada de 2022, em que o carro apresentou certa melhora no final daquela temporada. Conquistando uma única vitória no GP de São Paulo, o avanço não foi suficiente para superar a Ferrari, fazendo com que a Mercedes fosse apenas a terceira colocada na disputa de 2022. Visto o baixo desempenho do recurso, neste ano, a equipe alemã fez mudanças no carro no GP de Mônaco, o que fez ela garantir 4 pódios ainda na primeira parte do campeonato.
As disputas internas
Na Fórmula 1, pilotos e equipes são premiados de maneiras diferentes: cada piloto atinge uma pontuação na corrida, esses são os pontos pessoais, a soma dos pontos da dupla de pilotos da equipe define a posição delas no campeonato. Na temporada atual, o título de pilotos é de Max Verstappen e o de equipes é da Red Bull, equipe de Verstappen.
O vice-campeonato dos pilotos é disputado por Checo Perez e Lewis Hamilton, que estão separados por 32 pontos. Por mais que o avanço da Red Bull seja evidente, Perez não respondeu à expectativa da sua equipe; apesar das 2 vitórias na primeira parte da temporada, na segunda parte ele teve 2 abandonos e seu melhor resultado foi um segundo lugar no pódio. George Russell, companheiro de equipe de Hamilton na Mercedes, aparece apenas na oitava posição. Na temporada, Russell teve um único pódio, 3 abandonos e ficou outras duas corridas abaixo da zona de pontuação.
Foto: F1
Na Ferrari, Carlos Sainz está na 6ª posição, apresentando uma temporada mais estável que Charles Leclerc, seu companheiro de equipe que está na 7º posição. Até o momento, Leclerc já teve 4 abandonos, 2 desses causados por problemas técnicos no carro, e uma desqualificação por descumprimento do regulamento, enquanto isso, Sainz é dono da única vitória da equipe na temporada.
As expectativas da temporada de 2024
Não é esperada tanta mudança na temporada de 2024: a Red Bull deve seguir como dominante, podendo haver uma leve aproximação das outras equipes. As mudanças significativas são esperadas para 2026, quando a F1 terá um novo regulamento de motores e as equipes poderão aproveitar para lançar novos conceitos. Além disso, é esperada a entrada da Andretti na competição, que precisa apenas da aprovação da Formula One Management (FOM), responsável pelos interesses comerciais da F1.