Crise climática é pauta prioritária do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental
Evento acontece em Fortaleza e reúne 18 palestrantes de todo o país e cerca de 900 inscritos
Por: Maria Eduarda Galdino
Em meio ao recorde de queimadas no país, acontece esta semana em Fortaleza o 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. O evento reunirá profissionais de todas as regiões do Brasil para um debate amplo, discutindo a situação climática atual e o papel dos jornalistas nas causas ambientais. Esta edição será realizada na Universidade de Fortaleza (Unifor), o evento conta com 900 inscritos e acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro.
O Congresso é realizado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), que há 19 anos vem promovendo encontros com profissionais que acompanham o tema.
“Os jornalistas são essenciais, principalmente num momento em que o negacionismo se espalha. Esse negacionismo ganha força fazendo oposição à informação qualificada e embasada na ciência, mas também por causa da inação da maioria da população, de governantes e empresários que estão assistindo passivamente à deterioração das condições de vida no mundo inteiro”, diz Maristela Crispim, professora de jornalismo na Unifor e criadora da Agência Nordeste, um dos veículos organizadores do congresso.
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maristela afirma que o congresso vai ser uma grande possibilidade de aprendizado e compartilhamento de experiências entre profissionais e estudantes.
Todas as palestras e mesas de debates serão transmitidas pelo canal do Youtube da TV Unifor e permanecerão gravadas. Você pode acompanhar aqui: 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA)