O Teatro Ziembinski vive

O Teatro Ziembinski vive

Reinaugurado após quatro anos fechado, desde o início da pandemia de COVID-19, o Ziembinski quer democratizar o acesso à cultura na zona norte do Rio

Por Samira Santos e Vinicius Rodrigues

Teatro Municipal Ziembinski (Reprodução: Vinicius Rodrigues)

Localizado no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, o Teatro Municipal Ziembinski está com uma programação intensa e diversificada, que tem atraído o público adulto e infantil da região. Espetáculos premiados como “Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha”, que está há 12 anos em cartaz nos teatros pelo Brasil, pode ser visto no Ziembinski até o dia 27 de outubro.

O teatro passou por 6 meses de obras e reformulações pela prefeitura do Rio, a partir de dezembro de 2023, que contaram com acessibilidade física tanto para o público quanto para os artistas, e as obras reformularam também o entorno do teatro, como a praça na qual está situado, que fica próximo da estação de metrô São Francisco Xavier. A reinauguração do Ziembinski ocorreu entre julho e agosto de 2024, após passar quatro anos fechado, desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020. 

Construído em 1988, pelo ator Walmor Chagas, o nome do teatro presta homenagem ao ator e diretor polonês Zbigniew Ziembinski, que revolucionou o teatro brasileiro com sua introdução ao papel do encenador, por destacar a iluminação cênica, e valorizar o trabalho dos atores como um processo de investigação técnica e inventiva.

O gestor do Ziembinski, Luiz Fernando Pinto, destaca a importância do espaço teatral para difusão das artes cênicas para a cultura da zona norte do Rio, que carece de teatros como forma de entretenimento para a população local:

“A Zona Norte é uma região rica em criatividade, abrigando importantes manifestações culturais, grandes artistas e uma diversidade vibrante que contribui para a projeção do Rio de Janeiro no Brasil e no mundo. Espaços culturais dinâmicos, com programação contínua e uma conexão forte com o território, desempenham um papel crucial no desenvolvimento da região. Eles não só incentivam a convivência e a troca de experiências, como também promovem uma sensação de bem-estar e segurança. Esses espaços tornam-se centros vivos de encontro, fundamentais para uma vida urbana mais saudável e pulsante”, diz Luiz Fernando.

O gestor do Teatro Municipal Ziembinski ainda destaca que, desde a sua reabertura, as produções têm disponibilizado cortesias para grupos de crianças de comunidades como o Morro do Salgueiro e o Morro dos Macacos, entre outras da Zona Norte. Parcerias que visam democratizar o acesso à cultura e incentivar a participação da comunidade nas atividades do Ziembinski.

O Teatro Municipal Ziembinski conta com programação diversa e preços populares de terça a domingo que podem ser conferidos em sua página no Instagram, e no site Rio Cultura: 

Instagram:

https://www.instagram.com/teatromunicipalziembinski.rio/

Site Rio Cultura, de compra de ingressos com programação:

https://riocultura.eleventickets.com/#!/evento/52bbdac8d6292f6d03da028c971b81a83c430d8d

 O Teatro Ziembinski vive

You May Also Like