100 anos da Resposta Histórica: antirracismo e antiLGBTfobia no futebol

LEME realiza evento para discutir o racismo e a LGBTfobia no futebol a partir do centenário da Resposta Histórica

Com pesquisadores envolvidos nos temas, encontro acontecerá no dia 25 de novembro, marcando o mês da Consciência Negra.

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME), em parceria com o Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (LACON), vai realizar no dia 25 de novembro, no mês da Consciência Negra, o evento “100 anos da Resposta Histórica: antirracismo e antiLGBTfobia no futebol”. O encontro, que começará às 17 horas, acontecerá no Auditório 93 – 9º andar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no campus Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é discutir as pautas contra o racismo e contra a LGBTfobia no esporte mais popular do país a partir do centenário da Resposta Histórica do Vasco contra o racismo no futebol carioca. Em 2021, de maneira inédita no futebol brasileiro, o Vasco divulgou um manifesto com a assinatura de suas torcidas organizadas em defesa da democratização do futebol, um esporte historicamente masculinizado e heteronormativo, para o público LGBTQIAPN+.

Com a intenção de unir os significados sociais dos dois posicionamentos do clube, numa diferença de 97 anos entre eles, haverá uma mesa composta por estudiosos envolvidos nas pautas em defesa do povo negro e LGBTQIAPN+ no futebol.

  • CRESO ALMEIDA

Professor de educação física (UERJ), com especialização em neurociências (UFRJ) e mestrado em Saúde Mental (UFRJ); Vice-Presidente do Instituto Guará – Lendários. Atua como pesquisador pela UFRJ, investigando os efeitos dos exercícios físicos sobre a saúde mental. Além de coordenar ações de acolhimento LGBTQIAPN+ através do esporte.

  • JOSÉ NILTON JÚNIOR

Historiador/ Professor/Escritor e Coordenador de Antirracismo e Diversidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Doutorando em História Política pela UERJ (PPGH – UERJ), pesquisa sobre Camisas Negras (1923-1924), Vasco da Gama, a inclusão do negro no futebol. Mestre em História da África pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ (PPGHIS – UFRJ) Especialista em História da África do Sul, História da África Contemporânea. Foi intercambista residente na África do Sul, Cidade do Cabo. Bacharel em História -UFRJ. Bacharel em Filosofia. Colaborador e parceiro em projetos do Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama e Vasco Saf. Colaborador em projetos com Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Autor do Livro: Steve Biko e o Movimento Consciência Negra: trajetória e atuação de um jovem líder negro na África do Sul (1969 – 1977).

  • TANGUY BAGHDADI

Mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Possui especialização em Innovation in Business Learning pela Boston College. Professor de política internacional desde 2007, com foco na preparação de candidatos para a carreira diplomática, no Clipping CACD. Ex-professor substituto da UERJ; palestrante da Casa do Saber; co-fundador e co-host do podcast Petit Journal e professor de temas de atualidades no Petit Cursos.

Os interessados em participar deverão se inscrever via Sympla, plataforma de organização de eventos culturais. Acesse o link e garanta a sua presença. Para alunos e alunas, haverá a emissão de certificados para horas complementares.

100 anos da Resposta Histórica: antirracismo e antiLGBTfobia no futebol

You May Also Like