Novembro Azul: especialistas destacam a importância do diagnóstico precoce  na cura do câncer de próstata

Novembro Azul: especialistas destacam a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata

Exames preventivos estão disponíveis gratuitamente no Hupe/ Uerj

Por: Gabriela Martin e Alice Moraes

 

Reprodução: Agência Gov

No último domingo (17) ocorreu o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, movimento que se estende para o restante do mês de novembro e que ficou conhecido como “Novembro Azul”. Com o intuito de diminuir os casos graves de câncer de próstata, a campanha busca conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

O movimento que chegou ao Brasil em 2011, graças ao Instituto Lado a Lado pela Vida, tem exercido uma função primordial de alerta e incentivo aos homens para buscarem cuidados médicos. Segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Urologia, o público masculino não possui o hábito de fazer exames médicos com a frequência ideal e estão bem atrás das mulheres quando o assunto é atenção à saúde.

 

O que é o câncer de próstata?

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. O câncer ocorre quando as células da próstata se multiplicam de forma anormal, formando tumores. Alguns deles podem crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgãos do corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, um brasileiro morre a cada 38 minutos em decorrência dessa doença.

 

A importância do diagnóstico precoce

O doutor Danilo Souza Lima, urologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), ressalta que “quanto mais cedo se faz o diagnóstico do câncer de próstata, maiores as chances de cura em relação ao seu tratamento”.  Ele afirma que, quando se realiza um diagnóstico precoce, as chances de cura são de 80% a 90%. 

Por isso, é fundamental que o homem tenha sua rotina médica atualizada anualmente. Os principais exames preventivos recomendados são o de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que devem ser feitos a partir dos 50 anos ou em casos de fatores de risco. Esses exames estão disponíveis gratuitamente no Hupe, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Exercício físico, evitar o tabagismo e boa alimentação são hábitos recomendados pelo médico para a promoção e prevenção da saúde dos pacientes. Eles servem não só para a prevenção do câncer de próstata, mas para a imunidade de maneira geral. O médico ainda enfatiza que não existe nenhum alimento ou medicação, comprovado cientificamente, que evite ou cure o câncer de próstata.  

 

Como o Hospital Universitário Pedro Ernesto atua na campanha

O urologista explica que, nos anos anteriores, o hospital realizava uma ação em prol do Novembro Azul na Cinelândia. Ele ressalta que, embora em 2024 o hospital não tenha realizado essa campanha, eles buscam conscientizar os pacientes no consultório. 

Sobre a importância da conscientização, o doutor disse: “A conscientização é muito importante justamente para que a gente consiga fazer o diagnóstico precoce”. Por isso é necessário que os homens ajam de maneira preventiva, realizando os exames anualmente. O urologista acrescenta: “Assim, se houver alguma alteração nos exames, a gente consegue fazer o diagnóstico cedo e curar o paciente”.O doutor Danilo aconselha os homens a cuidarem da saúde e a realizarem os exames de toque e PSA. Ele enfatiza que “eles ajudam na prevenção e evitam com que a doença, se aparecer, venha de uma forma muito agressiva e já tardia”.

Novembro Azul: especialistas destacam a importância do diagnóstico precoce  na cura do câncer de próstata

You May Also Like