Reprodução: Instagram/Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica da FIG (Federação Internacional de Ginástica) será realizado na América do Sul. O Brasil foi escolhido como país-sede da 41ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro. A competição será disputada nas Arenas Cariocas I e II, localizadas no Parque Olímpico, na Barra Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense.
O Mundial reunirá as melhores atletas da ginástica rítmica internacional e marcará o início do novo ciclo olímpico, em preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
A escolha do Brasil como país-sede reforça, não apenas o crescimento da ginástica rítmica em território nacional, mas também o protagonismo do país em competições internacionais. Um exemplo notável desse avanço foi a brilhante atuação da seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, quando as atletas conquistaram todas as oito medalhas de ouro possíveis na modalidade além de quatro pratas e um bronze, totalizando 13 medalhas.
O evento será uma oportunidade para o público brasileiro acompanhar de perto o espetáculo da ginástica rítmica de alto nível e deve impulsionar ainda mais a prática do esporte entre jovens e crianças, especialmente em escolas e projetos sociais.
Confira a programação:
20/8 – Classificatória individual geral e por aparelhos
21/8 – Classificatória individual geral e por aparelhos
22/8 – Final Individual Geral (Arco + Bola + Maças + Fita)
23/0 – Final Geral Conjuntos (5 fitas + 3 bolas e 2 arcos)
24/8 – Finais Conjuntos (Simples – 5 fitas / Misto – 3 bolas e 2 arcos) Finais Individuais (Arco, Bola, Maças e Fita)
Ainda não há informações disponíveis sobre a venda de ingressos para o evento.