A Faculdade de Comunicação Social (FCS) da UERJ é reconhecida pela excelência em seus cursos e pela formação de profissionais críticos e éticos. Destaca-se como a única universidade pública do Rio a oferecer Relações Públicas e tem um prestigiado curso de Jornalismo, com egressos amplamente recomendados no mercado.
O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) foi instituído em 2013 na Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) e tem como objetivo difundir o conhecimento acadêmico, expandindo seu alcance para fora dos muros da universidade. O laboratório é coordenado por membros do grupo de pesquisa Esporte e Cultura, que desde 1998 analisa a relação entre mídia, idolatria, identidade nacional e local e o esporte. A proposta do LEME é produzir artigos, livros, conteúdo para nosso canal no Youtube – entrevistas, palestras e aulas com pesquisadores renomados -, seminários internacionais e cursos de extensão visando reforçar ainda mais o grupo de pesquisa e fortalecer o campo acadêmico dos estudos do esporte. Assim, o Laboratório estabelecerá vínculos com professores e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de outros países para desenvolver pesquisas que fortaleçam o tema na área das Ciências Sociais Aplicadas.
Atividades Realizadas: pesquisas acadêmicas voltadas para a interface mídia e esporte; produção de material audiovisual para o YouTube, tendo como temática as investigações desenvolvidas na área de mídia e esporte; auxílio a pesquisadores que desenvolvam trabalhos na referida área; organização de cursos e eventos voltados a disseminação do conhecimento acadêmico em mídia esporte e cultura.
Localização: Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão João Lyra Filho – 10º andar – Bloco F – sala 10.129 F.
Horário de Funcionamento: segunda à sexta, de 14h às 18h
O Laboratório desenvolve atividades de pesquisa acerca das relações entre tecnologias de comunicação, cultura e subjetividade, partindo de uma perspectiva transdisciplinar. Agrega professores, pesquisadores e estudantes de diferentes níveis e instituições. Três grupos de pesquisa, liderados pelos três coordenadores (professores da Faculdade de Comunicação Social da UERJ), estão diretamente ligados ao laboratório, os grupos “Comunicação, Entretenimento e Cognição”, “Livros e Cultura Letrada” e “Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas”.
O LMD é uma unidade de desenvolvimento tecnológico (UDT/LMD) que articula atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Conta com uma bolsista Qualitec (inovação tecnológica) com nível de doutorado, uma bolsista Proatec e dois bolsistas PIBIC e PIBITI do CNPq. Pertence ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FCS/UERJ e fica localizado na sala 10121, do Bloco F nas instalações do PPG-Comunicação/Uerj. O LMD é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão que acolhe dois grupos de pesquisa da unidade: Comunicação, Lúdico e Cognição (CiberCog) e Comunicação, Arte e Redes Sociotécnicas (TRAMA) da Faculdade de Comunicação Social.
Coordenação Acadêmica: Fátima Regis; Fernando Gonçalves
Equipe: Coordenadora: Profª. Drª. Fátima Regis – Pesquisadora CNPq – Procientista.
Docentes Uerj: Prof. Dr. Fernando do Nascimento Gonçalves – Pesquisador CNPq – Procientista.
Pós-doutorando Uerj: Breno de Paula Andrade Cruz – Professor do núcleo de Gastronomia, UFRJ.
Doutores: Alessandra Maia (Fundação Getúlio Vargas); José Messias (Professor Adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão – Imperatriz/MA); Letícia Perani Soares (Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF); Raquel Timponi Pereira Rodrigues (Docente do PPGCOM-Universidade Federal de Uberlândia); e Renata Cristina Monty Barreto (Bolsista Qualitec – desde fevereiro de 2022).
Doutorandos: Laïs Coutinho Roxo (Bolsista Capes); Naiara Evangelo (Bolsista Faperj); Mayara Barros (Bolsista Capes); Renata Corrêa; Carmem Prata (Bolsista Faperj).
Mestres em Comunicação: Rebeca da Silva Nascimento.
Mestrandos: Patrick Lara Marins (Bolsista Capes); Emanuelli da Silva Monsores (Bolsista Capes); Rodrigo Fos Mello (CAp/Uerj); Thays Pantuza (bolsista Capes); Gustavo Mangia (bolsista Capes).
Bolsistas de Iniciação Científica/Graduandos voluntários: Isis Cardoso (atual PIBIC/CNPq); Yasmin Mohamed El Gilany (atual PIBITI/CNPq); Gabriela Nel (voluntária PIBITI).
Localização: Sala 10121, do Bloco F nas instalações do PPG-Comunicação/Uerj.
O Lampe – Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e Cultura – é um espaço para iniciativas de caráter colaborativo e interdisciplinar que desenvolve ações ligadas à criação de projetos, captação e administração de recursos provenientes de agências de fomento à pesquisa e difusão da produção científica realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa CORPS (Corpo, representações e espaço urbano) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O Lampe leva a público o conhecimento produzido em palestras, seminários e congressos realizados por pesquisadores docentes e discentes do integrantes do Grupo de Pesquisa Corps, e de instituições acadêmicas nacionais e internacionais parceiras. Entre suas principais atividades estão a criação e manutenção deste blog, a realização de eventos acadêmicos e a concepção e realização de cursos de extensão.
O Laboratório Comunicação, Arte e Cidade (CAC), da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, é fruto do trabalho desenvolvido desde 2004 pelo Grupo de Pesquisa CAC − Comunicação, Arte e Cidade, cadastrado no CNPq e na Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UERJ (SR2). Inaugurado em 2011 e coordenado atualmente pelo professor João Maia, o Laboratório CAC conta com o apoio da Faperj, CNPq e Capes. Suas atividades articulam-se com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) − “Tecnologias de Comunicação e Cultura” e “Cultura de Massa, Cidade e Representação Social” −, especialmente com os estudos em torno da produção de novas subjetividades no campo das artes e da cidade. Esses campos portam significações e oferecem novos referenciais nas leituras que se estabelecem sobre o cotidiano na contemporaneidade. Meios de comunicação, representações sociais, novas tecnologias, cotidiano e cultura têm sido explorados dentro deste contexto em universidades e centros de pesquisa, e por este motivo a pesquisa desenvolvida no âmbito do Laboratório CAC se torna bastante enriquecedora para os estudos da comunicação.