Projeto da Uerj oferece exercício físico gratuito para gestantes

Getting your Trinity Audio player ready...

Projeto da Uerj oferece exercício físico gratuito para gestantes

Profissional de educação física destaca a importância da atividade física durante a gravidez e como o projeto pode ajudar

Por Alice Moraes

                          Imagem: Freepik

O Programa de Extensão Práticas Corporais de Saúde (Pracorsau)  agrega cinco projetos de atividade física específica para diferentes pacientes. Dentre eles, há o projeto que oferece exercícios físicos adaptados para gestação e pós-parto. Todos os projetos disponibilizados pelo Pracorsau são gratuitos e abertos para a comunidade interna e externa. 

A reportagem conversou com a servidora do programa, Camila Pereira, de 37 anos,  formada em Educação Física pela Uerj e ex-estagiária do Pracorsau. Ela ressaltou: “A gestante ser liberada para fazer exercício é ainda uma coisa nova. Alguns médicos ainda são bem conservadores e não se sentem seguros em liberar uma gestante para academia”. Camila explica que não há problema a grávida realizar exercícios, desde que não haja ou exista nenhuma contraindicação. O Ministério da Saúde, por meio do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, assegura que ter um dia a dia fisicamente ativo é bastante seguro para a maioria das gestantes e mulheres que estão no período pós-parto. O guia afirma, também, que a preocupação com lesões ou problemas de saúde não devem impedir a mulher de praticar exercício físico. 

Os benefícios do exercício físico adaptado para gestantes são: menor risco do feto desenvolver doenças metabólicas, menor risco de complicações no parto, mais chances do parto vaginal – mais saudável para o bebê –, prevenir diabetes gestacional e doenças de hipertensão arterial. De acordo com Camila, o Pracorsau oferece um espaço para as gestantes realizarem atividade física com uma pista de caminhada, bicicleta para exercício aeróbico, fortalecimento muscular por meio de aparelhos de musculação, exercícios de agachamento e elevação de calcanhares, elásticos para fortalecer os membros superiores. Camila reforça: “Nós não ficamos tão dependentes de aparelhos. O exercício sem aparelho é importante para ajudar a gestante na postura. Com os elásticos, por exemplo, ela está sempre fortalecendo o corpo todo”. 

O projeto também oferece às gestantes, exercícios de respiração para aliviar o estresse. A respeito de outras atividades fornecidas, Camila complementa: “A gente faz exercício de fortalecimento abdominal. A gente alonga um pouquinho,  alguns grupamentos que ficam mais rígidos por causa do crescimento do abdômen. Não alongamos o abdômen da gestante, mas a parte da coluna lombar, que fica tensa ali, por causa da barriga”. 

O guia montado pelo Ministério da Saúde assegura que a prática de atividade física durante a gravidez não aumenta o risco de malformação no bebê, não aumenta o risco de ruptura da bolsa, não induz ao trabalho de parto, não aumenta o risco de aborto e não altera o leite materno. 

Os exercícios físicos para gestantes também contribuem de forma positiva na autoestima delas. Camila conta a experiência de uma gestante que se sentiu mais confiante ao retornar aos exercícios algum tempo após ter engravidado. Ela afirma: “Melhora muito a autoestima, a postura. Os hormônios do bem-estar, como a serotonina e a endorfina, são liberados durante o exercício”. A profissional diz que as gestantes se sentem mais acolhidas pelo projeto porque em uma academia nem todas têm condições de pagar por um professor particular. Por meio do projeto, ela pode atender cada uma de forma mais individualizada. 

O Pracorsau tem um perfil no Instagram, @pracorsau, no qual as gestantes podem entrar em contato caso tenham interesse em participar das aulas de atividade física, que são oferecidas às quartas e sextas, de 10h40 às 11h30, no Instituto de Educação Física da Uerj. De acordo com Camila, o projeto tem intenção de oferecer bolsas para estudantes, a fim de montar mais turmas e, assim, atender maior número de gestantes. 

Projeto da Uerj oferece exercício físico gratuito para gestantes

You May Also Like