Getting your Trinity Audio player ready...
|
Seleção brasileira já entrou em campo vestindo camisa do Boca Juniors
Camisas vermelhas, listradas e brancas vieram antes do estabelecimento do amarelo, do verde e do azul.
Por: Mariana Martins
Reprodução: Instagram (@museuselecaobrasileira)

Exposição de camisas no Museu da seleção brasileira
A identidade visual da seleção brasileira é muito bem definida, com modelos que seguem uma tradição iniciada em 1954, com o lançamento da camisa canarinho. O uniforme amarelo com detalhes em verde é reconhecido em todo mundo como vitorioso por ser o único que possui 5 estrelas bordadas, as quais representam os títulos mundiais. Todavia, antes de começar esse legado, o time nacional vestia outras cores.
A primeira camisa usada pela seleção brasileira em 1914 tem a cor branca e detalhes azuis na manga. Ela foi usada em um jogo inaugural contra o clube inglês Exeter City, que acabou em vitória brasileira no Estádio das Laranjeiras.
Em 1916, ano da criação da Federação Brasileira de Futebol (FBF), a seleção vestiu um uniforme listrado de verde e amarelo, o que marcou a primeira vez usando as cores da bandeira, o que não durou muito tempo, uma vez que a camisa foi descartada pelo uso das cores.
No ano seguinte, além da camisa branca com o primeiro escudo da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), a equipe brasileira estreou um uniforme vermelho. O Brasil foi sorteado para usar uma cor alternativa para jogar contra o Chile e Uruguai, que também tinham trajes brancos, no Campeonato Sul-Americano, o que resultou no improviso.
Reprodução: Instagram (@museuselecaobrasileira)

Camisas de 1919 e 2019
Entre os anos de 1918 e 1950, a seleção brasileira adotou o branco com detalhes azul de forma oficial. Vestindo essas cores, o grupo conquistou o Campeonato Sul-Americano em 1919, foi para a primeira Copa do Mundo em 1930 e perdeu a final contra o Uruguai na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. A partir dessa derrota, a camisa branca só seria utilizada novamente em 2019, em comemoração aos 100 anos da conquista continental. A homenagem rendeu o nono título brasileiro da Copa América.
Ao longo desse período em que o branco prevaleceu, a equipe nacional recorreu a camisas de times argentinos. Em 1936, durante a primeira fase no Sul-Americano de 1937, o Brasil enfrentou o Peru e ambos time entraram em campo vestindo camisas brancas. Mais uma vez, o time brasileiro jogou com o uniforme vermelho, emprestado pelo Independiente. No mesmo campeonato, a seleção enfrentou o Chile vestindo as cores do Boca Juniors.
Reprodução: Redes Sociais ND Mais

Seleção brasileira com a camisa do Boca Juniors
A partir de 1954, a camisa que venceu um concurso organizado pelo jornal Correio da Manhã e a CBD em 1953 passou a compor a identidade da seleção brasileira. O jornalista e desenhista Aldyr Schlee foi responsável pela criação da camisa canarinho, que traz o verde e o amarelo, e teve sua estreia nas eliminatórias da Copa do Mundo do mesmo ano, na Suíça.
Em 1958, junto com o primeiro título mundial, a camisa azul também se tornou marcante para os brasileiros. Apesar de ser tradicional nos dias de hoje, o uniforme surgiu de um improviso. De forma semelhante a outros momentos da Seleção, os trajes azuis foram adquiridos pelo chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, antes da disputa da final contra a Suécia, time da casa que tinha o direito de usar o uniforme, também amarelo. Dessa forma, foi proposta a inspiração no manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Reprodução: Uniformes Cultura FC

Seleção brasileira levanta a primeira taça vestindo azul
Desde então, não houve grandes mudanças no uniforme da seleção, que mantém a titularidade do verde e amarelo e conserva a tradição do modelo azul. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou em nota que os padrões serão mantidos para a Copa de 2026, o que desmentiu os rumores de uma camisa vermelha substituindo o azul, reafirmando o compromisso com o estatuto da instituição, que assegura que os uniformes devem obrigatoriamente apresentar as cores da bandeira nacional.