Laboratório de Podcasts Narrativos (LNAR)

Nome:
Laboratório de Podcasts Narrativos (LNAR)

O que o Laboratório faz?
Projeto de extensão iniciado em março de 2023. O Laboratório de Podcasts Narrativos é um espaço de monitoramento, análise e produção deste formato comunicativo cada vez mais em voga – e com um potencial imenso ainda a ser explorado. Em um oceano de podcasts (e mesacasts) conversacionais, que produzem infindáveis horas de conteúdo diário, o gênero permite ao comunicador exercer sua função social de organizar o caos informativo a partir da narrativa e da interpretação. Utilizando-se de estratégias de storytelling para capturar a atenção do leitor, aliadas à uma marcante voz autoral, o podcast narrativo permite também a construção de proximidade e afeto entre o ouvinte e a história contada. Um ferramental especialmente valioso para aproximar o público de temáticas sensíveis, grupos minoritários e contra-hegemônicos. As ações do Laboratório, desta maneira, são divididas em dois momentos: o primeiro é interno, visando desenvolver na equipe a capacidade técnica e crítica para analisar e produzir podcasts narrativos. O segundo momento tem foco no público externo, com o estabelecimento de parcerias com a comunidade além muros, capacitando aqueles que desejam narrar suas próprias histórias. Narrativas estas que se tornarão a primeira temporada de nosso programa.

Coordenação Acadêmica
Prof. Dr. Andriolli de Brites da Costa (FCS/UERJ)

Equipe
Alunos: Laura Marques Gomes da Silva (jornalismo), Marina Nogueira Rosa Burck (jornalismo), Guilherme da Costa Dantas (RP), Gisele Sobrinho Teixeira (jornalismo)

Localização
Apenas digital

Contatos
email: podcastnarrativouerj@gmail.com
site:  www.podcastnarrativo.com.br
Instagram: www.instagram.com/podcastnarrativo

 

Lacon

NOME:

Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon

O QUE O LABORATÓRIO FAZ:

O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) é vinculado à Faculdade de Comunicação Social da UERJ e tem foco em ensino, pesquisa e extensão. História do Laboratório: O Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon) foi criado no ano de 2012, por meio de recursos oriundos de um edital da FAPERJ. Fundado e coordenado pelo professor Ricardo Ferreira Freitas, o Lacon veio a substituir o projeto Comunicação em Gestão de Resíduos Sólidos (Comgeres). O Lacon promove estudos de comunicação no espaço urbano, tendo como diretriz o consumo em suas dimensões sociais, políticas e ambientais, e também questões ligadas à diversidade nas marcas.
Linha de pesquisa: Cultura das mídias, imaginário e cidade

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:

Ricardo Ferreira Freitas

COORDENAÇÃO TÉCNICA:

Maria Helena Carmo dos Santos

EQUIPE:

Rafael Nacif (Técnico em Relações Públicas); Marcelo Resende (Proatec)

RECONHECIMENTO:

Prêmio Freitas Nobre (Grupo Inovador) – Intercom (2019); Expocom Nacional – Categoria: Organização de eventos (2020); Expocom Sudeste – Categoria: Organização de eventos (2020); Expocom Nacional  – Categoria: Organização de eventos (2019); Expocom Sudeste – Categoria: Organização de eventos (2019)


LOCALIZAÇÃO:
10.129, Bloco F


CONTATOS:
E-mail: laconuerj@gmail.com
Site: www.lacon.uerj.br
Redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook): @laconuerj

LCI

O Laboratório de Comunicação Integrada (LCI), subordinado ao Departamento de Relações Públicas, congrega alunos, professores e profissionais do campo da comunicação  e design em atividades desde 1995. Como laboratório de extensão, o LCI funciona como assessoria de comunicação experimental, prestando seus serviços ao público interno da Universidade (unidades acadêmicas e administrativas) e clientes externos, permitindo que os alunos coloquem em prática o que aprendem em sala de aula sob a supervisão de professores e profissionais da área. Como laboratório de graduação, dá  suporte a professores para a execução de projetos de graduação ligados às disciplinas Comunicação Comunitária, Assessoria de Imprensa, Projetos Experimentais, Produção Gráfica, Instrumentos de Relações Públicas, Organização de Eventos e Cerimonial e Redação para Multimídia II.

Coordenação AcadêmicaLuiza Barboza da Cruz

Coordenação Técnica: Andréa Azpilicueta

Atividades realizadas: Assessoria e consultoria em comunicação, planejamento de campanhas institucionais e de utilidade pública, organização de eventos e cerimoniais, produção de peças gráficas, criação e manutenção de sites, divulgação e assessoria de imprensa.

Localização: sala 10.030 – bloco A

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, de 13h às 19h

e-mail: lci.uerj@gmail.com

site: http://www.lci.uerj.br

Telefones: (55 21) 2334-0556 | 0817

AudioLab

Vídeo de apresentação do laboratório

Criado em 1992, o Laboratório de Áudio (AudioLab) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) foi reformulado, a partir de 2009, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Localizado na sala 10.017, bloco A, do Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã, o AudioLab é vinculado ao Departamento de Jornalismo e atende às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e alunos da Graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (stricto sensu) e de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural (lato sensu) da FCS/UERJ. Em 2014, foi certificado pelo Departamento de Inovação (InovUERJ) como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT), estando habilitado para prestar uma série de serviços a públicos externos e internos. Abriga ainda o Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas, certificado pelo CNPq, que reúne professores e pesquisadores da UERJ e das Universidades Federal Fluminense (UFF), Federal de Santa Catarina (UFSC), Federal do Ceará (UFC) e Federal de Ouro Preto (UFOP). O AudioLab desenvolve cinco projetos contemplados com bolsas de Estágio Interno Complementar (Cetreina/UERJ) e tem diversos parceiros, entre os quais o portal colaborativo Radiotube e o Laboratório de Ciências da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (LCC/IME) da UERJ.

Equipe
Coordenação de jornalismo: Gisele Sobral
Técnico de áudio: Leonardo Pereira
Bolsistas de Estágio Interno Complementar (EIC): Gustavo Vicente, Juliana Gomes, Gabriella Souza, Nicolle Bittencourt, Lucas Luz.
Colaboradora: Ana Paula Santelli

LabFoto

Atividades produzidas e propostas pelo Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação Social na UERJ.

http://instagram.com/labfotouerj

Informações
10º andar – Salas 10.016 e 10.018 – Bl. A

LED

O QUE O LABORATÓRIO FAZ:

Inaugurado em 1994 com a proposta de produzir material impresso e digital, desde então o laboratório presta serviços de editoração eletrônica e produção gráfica e editorial de livros, jornais, revistas, boletins, cartazes entre outros e de web design. O LED também abriga vários projetos de extensão e de estágio interno complementar.

Objetivos

  • Prestar serviços especializados de comunicação impressa e digital para as unidades acadêmicas da Uerj e para a comunidade externa;
  • Oferecer formação profissional aos graduandos, principalmente da FCS, bolsistas e voluntários;
  • Produzir e divulgar informações jornalísticas e tecnocientíficas de interesse das comunidades da Uerj e externa por meios impressos e d3800igitais.

 

Projetos (www.leduerj.com.br)

Agenc – Agência de Notícias Científicas

Coordenação: Profa. Fernanda da Escóssia

AJ Esportes – Agência de Jornalismo Esportivo

Coordenação: Prof. Sérgio Souto

Ecos Urbanos – Agência de Jornalismo Socioambiental Urbano

Coordenação: Profa. Patrícia Miranda

Notícias da Vila – Agência de notícias sobre a região da Grande Tijuca

Coordenação: Profa. Patrícia Miranda

UerjViu – Agência especializada em resenha cinematográfica

Coordenação: Prof. Fabio Iorio

ACONTECEH – Informativo impresso e site do Centro de Educação e Humanidades (CEH)

Coordenação: Direção do CEH

Amo Paula Ramos – Blog de notícias da Associação de Moradores de Paula Ramos e Adjacências

Coordenação: Prof. João Pedro Dias Vieira

A Voz do Turano – Projeto de extensão para o desenvolvimento de veículos jornalísticos comunitários

COORDENAÇÃO TÉCNICA:

 Acácio Marinho

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:

Prof. Fábio Vasconcellos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4625289986427464

Prof. Sérgio Souto

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4013763707798725

LOCALIZAÇÃO:
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – 10º andar, bloco A, sala 10.033
Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CEP 20550-900

CONTATOS:
e-mail: led.uerj@gmail.com
Telefone: (55 21) 2334-0577

LPO

O QUE O LABORATÓRIO FAZ:

O Laboratório de Pesquisa e Opinião tem os seguintes objetivos:  Propiciar o treinamento profissional do aluno, ressaltando a importância do seu trabalho na sociedade, além de colaborar com a formação profissional do discente; Prestar serviços de assessoria e consultoria a pequenas e médias empresas; Prestar serviços de pesquisa de opinião;  Planejar e executar pesquisas visando a atender a necessidade da sociedade; Prestar serviços de pesquisa de mercado para pequenas e médias empresas; Promover cursos, seminários e palestras com o objetivo de disseminar a pesquisa de mercado e de opinião; Propiciar através das suas atividades retorno institucional e financeiro para a Universidade. Assim, o LPO realiza as seguintes atividades: Prestação de serviços à comunidade acadêmica partir do apoio metodológico a seus projetos e aferições qualitativas e quantitativas da eficácia de políticas e ações; Suporte metodológico a projetos de pesquisa acadêmica; Prestação de serviços de consultoria a empresas e organizações sediadas o Estado do Rio de Janeiro, através do fornecimento de informações derivadas de estudos de mercado e de opinião; Levantamentos documentais e de dados secundários (anuários estatísticos, coleta eletrônica de dados, dentre outros); Elaboração de projetos de pesquisa; Orientação quanto a procedimentos de coleta de dados tais como entrevistas, questionários eletrônicos ou em papel e observação participante, dentro outros métodos de coleta de dados de campo; Levantamentos de dados primários, no campo, com destaque para grupos de foco, entrevistas e questionários estruturados; Tratamento e análise de dados de campo levantados a partir de tabulação de dados quantitativos com uso de ferramental estatístico de análise uni ou multivariada com elaboração do relatório; Criação, adequação, teste e operacionalização de diversos tipos de escalas de mensuração.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:

João Renato de Souza Coelho Benazzi


LOCALIZAÇÃO:
10º andar, sala 10.034 A

LABIM

NOME:
Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (ou Laboratório da Imaginação) – LABIM

O QUE O LABORATÓRIO FAZ:
O Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (Labim) tem como objetivo se constituir em um centro de referência para a investigação dos impactos das imagens e a importância do imaginário nas sociedades contemporâneas. Trabalhando a partir mesmo da nebulosidade do conceito e buscando perspectivas múltiplas de aproximação aos fenômenos por ele implicados, o laboratório pretende investigar ainda as conexões das imagens e da imaginação a domínios teóricos correlatos, como o estudo das “atmosferas” ou “ambiências” no horizonte de uma nova estética, das “materialidades da comunicação” no campo das teorias da mídia e das culturas visuais em um contexto decolonial. De forma mais específica, trata-se de investigar a rentabilidade dessas ferramentas teóricas no domínio da política e da cultura no contexto da América Latina, com suas peculiaridades históricas, regionais e civilizacionais. Paralelamente à elaboração de bibliografias e inventários de autores, o laboratório propõe desenvolver novas metodologias e formas de investigação desses campos com inspiração particular em epistemologias alternativas e práticas ainda pouco difundidas no domínio acadêmico, como o “fictocriticismo”, a “hiperstição” e as “epistemologias do sul”. O Labim foi fundado em agosto de 2022.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Erick Felinto – Diretor
Cintia SanMartin – Vice-Diretora

COORDENAÇÃO TÉCNICA:
Rafael Malhado
Sindia Santos

EQUIPE:
Guilherme Soares, Carlos Alberto Diniz, Ivana Bentes, Virgilio Magalde, Beatriz Barreto Pinto

LOCALIZAÇÃO:
Bloco F, sala 10121

CONTATOS:
labimfcs@gmail.com
Labimuerj (Instagram)
Labim FCS (Youtube)

LV

O Laboratório de Vídeo foi inaugurado em 1994 com o objetivo de auxiliar os alunos do curso de Comunicação Social na prática do jornalismo televisivo, com o passar dos anos novas janelas de exibição e canais de veiculação de conteúdos audiovisuais foram se desenvolvendo e se popularizando, desta forma, o laboratório tem acompanhado esta demanda e vem progressivamente explorando novas linguagens no universo do audiovisual.Os projetos desenvolvidos no laboratório buscam explorar e experimentar a linguagem audiovisual nos aspectos de produção, exibição e montagem; incentivando os alunos no desenvolvimento de pesquisas, produções jornalísticas e documentais, e novas leituras possíveis adequadas a uma aproximação do ambiente da web.Os principais projetos do laboratório são o TJ UERJ Online, que foi criado com a proposta de ser um espaço de múltiplas produções audiovisuais apoiando projetos de pesquisa e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais de alunos e professores, com ênfase na produção de documentários; e o Cineclube do Décimo, atividade que estimula a ampliação de repertórios audiovisuais através da exibição e debate de filmes e vídeos de gêneros e formatos variados, incentivando estudos sobre a linguagem audiovisual e suas possibilidades.O Laboratório de Vídeo (LV) procura ampliar as perspectivas do audiovisual dentro da UERJ. A proposta é estimular o uso da linguagem audiovisual como produção de saberes nas diversas áreas do conhecimento humano.O LV também desenvolve cursos de formação na área de produção audiovisual e é responsável pelas produções exibidas no canal do YouTube “TJ UERJ ONLINE” onde são expostos trabalhos desenvolvidos pelo laboratório, produções de alunos orientadas pelo LV, entrevistas, vídeos institucionais, além de eventos da FCS e da universidade em geral. Também abrimos espaço para realizações acadêmicas e parcerias com os demais laboratórios.

Prêmios: Luiz Beltrão (2002) e Top Comm Award (2007)
Coordenação acadêmica: Professor Affonso Henriques Nunes
Coordenação técnica: Leandro Baptista Almeida
Atividades realizadas – Produção de conteúdo para Tv e WEB, Produção de Vídeos Institucionais, Produção de Documentários, Cursos de formação em Produção Audiovisual, Cobertura de Eventos e Cineclube.

Localização: Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão João Lyra Filho – 10º andar – Bloco A – salas 10.020 e 10.026. Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, de 14h às 18h. E-mail: tjuerjonline@gmail.com

Redes Sociais:
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCSqxbQcBYdKcRh4Bu97zytw
Instagram: https://www.instagram.com/lv_fcs_uerj/
Facebook: www.facebook.com/lvuerj

LCJ


O Laboratório de Crítica do Jornalismo (LCJ) é dedicado à observação sistemática dos conteúdos e das práticas jornalísticas nas diferentes plataformas.

Objetivos:

1) oferecer aos estudantes de Comunicação Social um espaço para a prática do “jornalismo do jornalismo” e para a pesquisa científica do jornalismo; 2)  produzir e publicar material analítico de natureza jornalística ou científica sobre a atuação do jornalismo; 3) promover a educação para o consumo do jornalismo com base na expertise dos integrantes por meio de atividades, palestras e cursos – presenciais ou online – destinados à comunidade em geral.

O LCJ é vinculado ao Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Uerj.

EQUIPE:

Coordenação Acadêmica: Geraldo Garcez Condé

Bolsista de Iniciação Científica (CNPq): Matheus dos Santos Calvo

Estagiários Voluntários: Ana Clara Alves Zangrando, Lucas Freire de Carvalho

Apoio Técnico: Acácio Marinho

Web Design: Adriano Mendes, Carlos Maestre

ENDEREÇO:

Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar,  Bloco F, sala 10.129 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP 20550-900

Blog: https://lcjuerj.wordpress.com/

Instagram: https://www.instagram.com/lcj.uerj/