Atuação profissional e acadêmica – Jornalismo

Os profissionais de Jornalismo podem atuar em diversos meios de comunicação, públicos, privados e/ou comunitários, tais como jornais, revistas, rádio, TV, internet, fotografia, dispositivos móveis, mídias sociais, mídias locativas, cinema, editoração eletrônica, assim como em assessoria de imprensa, consultoria, monitoramento e outras atividades relacionadas à assessoria de comunicação social, em instituições públicas e privadas e organizações não-governamentais, comunitárias, entre outras. A atividade jornalística abrange, ainda, diversos níveis de especialização, podendo ser voltada para as coberturas locais, regionais, nacionais, internacionais, econômico-financeiras, científicas, tecnológicas, ambientais, culturais, esportivas e de serviços. Nas mais diversas organizações jornalísticas, pode-se exercer as funções de repórter (de texto, áudio, vídeo e/ou fotográfico), redator, produtor, editor (de texto, áudio, vídeo e/ou fotografia), locutor, operador de mesa de áudio, cinegrafista, sonoplasta, articulista, crítico, editorialista, colunista, chefe de reportagem, editor-executivo, editor-chefe, diretor de redação etc.

No que tange à área acadêmica, os profissionais de Jornalismo podem prosseguir os estudos nos programas de Pós-graduação em comunicação e atuar em universidades públicas e privadas, institutos de pesquisa públicos e privados, consultorias, entre outros espaços.

Informações sobre o curso

Duração: 8 períodos (mínimo)

Coordenação dos cursos de Graduação: Prof. Ricardo Benevides