eBooks FCS

#MonografiaNota10
Juventude e protagonismo sustentável:
o impacto da comunicação na atuação dos jovens em iniciativas de sustentabilidade ambiental [PDF]

Autora: Mylena Oggioni

Áreas: Juventude, Sustentabilidade, Engajamento, Iniciativas ambientais, Comunicação

Diante do contexto ambiental atual, no qual a busca por soluções ambientalmente sustentáveis torna-se cada vez mais urgente, a juventude assume um papel de destaque dentro das iniciativas não-governamentais relacionadas à pauta ambiental. Sendo assim, o trabalho buscou analisar o caráter crítico e protagonista dos jovens em processos de rupturas comportamentais e reinvidicações sociais, a participação da juventude no movimento ambientalista e a aplicação de estratégias de comunicação, no contexto do ativismo, com o intuito de engajar os jovens, analisando especificamente três projetos: Eco Maré, Perifa Sustentável e Engajamundo. Para isso, foram utilizados artigos, entres outros trabalhos acadêmicos, matérias, documentários, além de uma entrevista com duas das fundadoras do Eco Maré. Como resultado, percebe-se que, apesar do potencial de protagonização do jovem, os desafios da juventude, sobretudo no que diz respeito às questões socioeconômicas, são fatores que dificultam a sua atuação ativista. Contudo, a construção da discussão ambiental a partir do contexto em que o jovem está inserido – considerando suas limitações e poder de atuação, apresentando soluções palpáveis para a sua vivência, assim como o impacto de pequenas mudanças – é um caminho promissor para impulsionar o engajamento da juventude na pauta ambiental.

• 71páginas | PDF: 0,93 Mb | ISBN 978-65-995193-2-1

#MonografiaNota10
Fandom como estratégia de divulgação do cantor Harry Styles:
uma análise da campanha Fine Line no Twitter [PDF]

Autora: Jessica Ferreira Dray

Áreas: Fãs, Harry Styles, Comunicação, Publicidade, Twitter

Este estudo busca refletir sobre possíveis estratégias que podem ser exploradas na interação entre um grupo de fãs – definido nesta pesquisa como fandom – e um produto artístico, a fim de obter resultados publicitários favoráveis e sustentar a sua imagem no mercado. Tal reflexão será feita a partir de um estudo de caso que terá a campanha de divulgação dos singles do álbum Fine Line do cantor Harry Styles como objeto central. A pesquisa bibliográfica e a análise qualitativa da interação entre os fãs do cantor no Twitter ajudarão a entender como a cultura da participação colaborou para que as estratégias colocadas em prática permitissem que o cantor divulgasse o seu trabalho, obtendo resultados positivos, sem precisar utilizar de seus canais oficiais e pessoais diretamente na campanha.

• 91páginas | PDF: 3,29 Mb | ISBN 978-65-995193-1-4

 

eBooks FCS nasceu em 2022 por sugestão do Prof. Ricardo Freitas, então Vice-Diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Com o início do Programa de Incentivo às atividades técnico-administrativas (PROTEC), e aproveitando minha experiência anterior na Editora Folha Dirigida (2002-2007), Editora da UERJ (2015-2021) e no Laboratório de Publicações Lima Barreto (2018-2023) do Instituto de Letras (ILE), conseguimos a aprovação do projeto juntamente com as brilhantes participações de Andréa Azpilicueta (FCS), Érika Neuschwang (PROBIC/PR-2) e Fernanda Villa Verde (SGP).

Júlio Nogueira, Programador Visual e Coordenador do Projeto.