Ementários – Jornalismo

Curso de Jornalismo

Clique na disciplina para acessar a ementa

  • FCS - JORNALISMO
    • 1º Período
      • Comunicação e Cultura I​
        OBJETIVO(S): A disciplina tem como objetivos apresentar as teorias clássicas relacionadas à cultura e à comunicação e discutir questões abordadas por seus principais autores. O curso debaterá temas como a relação entre cultura popular e cultura de massa, mídia e manifestações culturais, os diversos modos como comunicação e cultura se articulam na modernidade e na pós-modernidade e as recentes pesquisas na área. FCS 01-05174​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)
        • Sociologia

          OBJETIVO(S): Desenvolver competências para o manejo das teorias, estruturas conceituais e procedimentos da sociologia levando em consideração as áreas de aplicação recorrentes no campo da comunicação. IFCH 02-08470 60h/a – 4 créd. (IFCH)

          • Retórica e Argumentação

            OBJETIVO(S): A disciplina tem um objetivo teórico e prático. Sob o ponto de vista teórico trata-se de compreender o desenvolvimento histórico e a importância atual da retórica e da argumentação em função da persuasão. Sob o ponto de vista prático, trata-se de exercitar-se na elaboração de argumentos levando em consideração os aspectos lógicos, analógicos e argumentativos. FCS 01-08414 60h/a – 4 créd. (DTC)

            • Legislação e Ética no Jornalismo e em RP

              OBJETIVO(S): Apresentar os conjuntos de normas – morais e jurídicas – que regulam as práticas de comunicação social, bem como confrontar e estabelecer conexões entre eles. O primeiro conjunto é examinado da perspectiva da Ética, tomada como uma reflexão sobre o agir moral, tendo em vista sua aplicação aos dilemas próprios do campo. Quanto às normas jurídicas, são enfocados alguns dos principais tópicos do Direito da Comunicação e suas implicações para a existência e atuação dos meios e o exercício profissional do comunicador. < /br> FCS 03-13203 60h/a – 4 créd. (DJR)

              • Introdução ao Jornalismo

                OBJETIVO(S): Caracterizar a atividade jornalística e seus desafios. Fundamentar conceitualmente as etapas de trabalho, os diferentes agentes e as consequências sociais dos processos jornalísticos. Estimular a percepção crítica sobre as relações entre jornalismo e sociedade, introduzindo uma visão macro sobre jornalismo assim como uma visão interna à atividade profissional, tornando-o capaz de compreender e contextualizar as práticas jornalísticas. FCS 03-13202 60h/a – 4 créd. (DJR)

                • História do Jornalismo

                  OBJETIVO(S): Compreender as especificidades do jornalismo brasileiro, seu mercado de trabalho e as relações com o público. Desenvolver no futuro profissional a sensibilidade para perceber e contextualizar as permanentes transformações do jornalismo. Compreender a inserção da dinâmica noticiosa na sociedade e nas relações de poder. Munir o futuro profissional de referências de experiências passadas, compreendendo as causas das transformações nas práticas jornalísticas e de sua inscrição no sistema comunicacional contemporâneo. FCS 03-13201 60h/a – 4 créd. (DJR)

                  • Linguagem Jornalística I

                    FCS 03-13204 60h/a – 3 créd. (DJR)

    • 2º Período
      • Comunicação e ​Cultura II​

        OBJETIVO(S): Este curso tem por objetivo proporcionar aos alunos instrumentos teóricos que possibilitem uma análise do universo das manifestações culturais da modernidade, dando uma ênfase maior aos seguintes temas: a) o dilema brasileiro; b) cultura popular, cultura de massa e indústria cultural: c) mídia e construção de identidades. FCS 01-13215​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Comunicação e Política

          OBJETIVO(S): Possibilitar ao aluno uma compreensão do exercício da política no mundo contemporâneo em sua articulação com processos de comunicação. FCS 01-13221 60h/a – 4 créd. (DTC)

          • História Soc. e Cult. Mod. e Contemporânea

            IFCH 03-08472 60h/a – 4 créd. (IFCH)

            • Comunicação e Arte

              OBJETIVO(S): Refletir sobre a convergência entre comunicação e cidade na construção da arte e da cultura contemporâneas. Discutir sobre o imaginário e sua presença nos universos artístico e midiático. Pensar a respeito do esmaecimento de fronteiras entre comunicação, arte e mídia. Relacionar manifestações culturais urbanas com comunicação e com novas tecnologias. FCS 02-13255 60h/a – 4 créd. (DRP)

              • Introd. à Img. Fotográfica

                OBJETIVO(S): Introduzir os conceitos teóricos e práticos relativos à evolução da imagem, desde os primeiros experimentos até a atualidade. Proporcionar estudos sobre a representação visual pelas diversas linguagens proporcionadas com o advento da imagem mecânica ou fotográfica. Demonstrar os aspectos inerentes às características da luz natural e artificial – estrutura, qualidade, intensidade e quantidade. Introduzir os conceitos básicos em processamento laboratorial ou analógico (negativo e positivo). FCS 03-13256 60h/a – 4 créd. (DJR)

                • Comunicação em Rádio

                  OBJETIVO(S): Apresentar os fundamentos da comunicação por meio da radiodifusão sonora, sua evolução, desde os primórdios da tecnologia até a fase atual, em que o rádio se desdobra por diversas plataformas – ondas hertzianas, internet, TV por assinatura, redes digitais, mídias sociais, telefones móveis. FCS 03-13219 60h/a – 4 créd. (DJR)

                  • Linguagem Jornalística II

                    OBJETIVO(S): Familiarizar o aluno com os textos jornalísticos de fôlego – reportagens especiais, grandes reportagens, livros-reportagem. Discutir os limites entre a linguagem do jornalismo e a da literatura. Debater as dificuldades do jornalismo especializado, que atende a nichos específicos, correndo o risco de perder de vista o interesse público. FCS 03-13257 60h/a – 3 créd. (DJR)

    • 3º Período
      • Teoria da Comunicação I​

        OBJETIVO(S): Objetiva-se apresentar aos alunos as escolas clássicas e os autores que formam o pensamento moderno no campo da comunicação. Desenvolver a reflexão aprofundada sobre temas que foram problematizados ao longo da formação do campo de pesquisa da área. FCS 01-13264​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Filosofia

          IFCH 03-8471 60h/a – 4 créd. (IFCH)

          • Laboratório de Jornalismo I

            FCS 03-13293 45h/a – 2 créd. (DJR)

            • Téc. de Reportagem, Entrev. e Pesq. Jornalística I

              FCS 03-13306 60h/a – 3 créd. (DJR)

              • Comunicação em TV

                FCS 03-13271 60h/a – 4 créd. (DJR)

                • Comunicação em Plataformas Digitais

                  FCS 03-13324 60h/a – 4 créd. (DJR)

    • 4º Período
      • Teoria da Comunicação II​

        FCS 01-13264​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Psicologia Aplicada à Com. Social

          PSI 02-8475 60h/a – 4 créd. (PSI)

          • Laboratório de Jornalismo II

            FCS 03-13294 45h/a – 2 créd. (DJR)

            • Red. e Ed em Jornal. Impresso I

              FCS 03-13303 60h/a – 3 créd. (DJR)

              • Imagem no Jornalismo

                OBJETIVO(S): Estabelecer e identificar aspectos conceituais que caracterizam a imagem jornalística e a imagem documental, em função da produção e dos conceitos de edição, de acordo com as ideologias e estratégias incorporadas aos diversos veículos no século XX. FCS 03-13276  60h/a – 3 créd. (DJR)

                • Radiojornalismo

                  OBJETIVO(S): Oferecer um panorama sobre o rádio informativo, no Brasil e no mundo, e proporcionar conhecimentos técnicos para apuração, redação e apresentação de conteúdos radiojornalísticos. FCS 03-13302 60h/a – 3 créd. (DJR)

    • 5º Período
      • Comunicação e Imagem​

        OBJETIVO(S): Oferecer aos alunos instrumentos teóricos para uma reflexão em torno de questões ligadas à produção, circulação e consumo de imagens na cultura, com foco especial nas linguagens do audiovisual e nas transformações da imagem no contexto da era digital. FCS 01-08417​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Economia

          OBJETIVO(S): Propiciar a apropriação de teorias e conceitos econômicos que permeiam o cotidiano da comunicação social. FCE 02-0876 60h/a – 4 créd. (FCE)

          • Laboratório de Jornalismo III

            OBJETIVO(S): Habilitar para a prática jornalística. FCS 03-13295 45h/a – 2 créd. (DJR)

            • Téc. de Reportagem, Entrev. e Pes. Jornalística II

              OBJETIVO(S): Distinguir os mecanismos de apuração do material jornalístico; compreender os processos seletivos das fontes com seus tratamentos; desenvolver o campo subjetivo da entrevista; utilizar a pesquisa social na atividade jornalística. FCS 03-13307 60h/a – 3 créd. (DJR)

              • Telejornalismo

                OBJETIVO(S): Oferecer um panorama sobre o telejornalismo, no Brasil e no mundo, e proporcionar conhecimentos técnicos para apuração, redação e apresentação de reportagens e produção e edição de programas jornalísticos para TV. FCS 03-08467 60h/a – 3 créd. (DJR)

                • Jornalismo em Plataformas Digitais

                  OBJETIVO(S): Oferecer um panorama sobre o jornalismo na internet, no Brasil e no mundo, e proporcionar conhecimentos técnicos para apuração, redação e publicação de conteúdos jornalísticos na rede mundial de computadores e em outras plataformas digitais. FCS 03-13 60h/a – 3 créd. (DJR)

    • 6º Período
      • Metodologia de​ Pesquisa em​ Comunicação​

        OBJETIVO(S): Capacitar o aluno a desenvolver e apresentar pesquisas no campo da comunicação social. FCS 03-13263​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Assessoria de Imprensa

          OBJETIVO(S): Estudar o histórico, os princípios, as funções e a prática de assessoria de imprensa. Discutir os objetivos da função e suas implicações para a dinâmica organizacional. FCS 02-13268 60h/a – 4 créd. (DRP)

          • Produção Gráfica em Jornalismo

            OBJETIVO(S): Estudar o conjunto de elementos que compõem a linguagem visual de uma publicação. Familiarizar os alunos com a elaboração de projetos gráficos em produtos jornalísticos. Capacitar para a programação visual e a editoração de meios impressos e sites informativos. FCS 03-13299 60h/a – 3 créd. (DJR)

            • Red. e Edição em Jor. Imp. II

              FCS 03-13304 60h/a – 3 créd. (DJR)

              • Laboratório de Fotojornalismo

                OBJETIVO(S): Estimular o conceito de memória pela ação e atitudes na produção de imagens, sob a ótica da reportagem e da narrativa visual urbana. FCS 03-13291 45h/a – 2 créd. (DJR)

                • Laboratório de Radiojornalismo

                  OBJETIVO(S): Desenvolver atividades que reproduzam as diversas etapas da produção de conteúdos radiofônicos, da entrevista e da redação até a locução e a edição. Produzir programas e realizar experiências com a linguagem radiofônica, à luz das novas tecnologias de informação e comunicação – web radios, podcasting, portais radiofônicos, mídias sociais, telefonia móvel. FCS 03-13296 45h/a – 2 créd. (DJR)

    • 7º Período
      • TCC

        OBJETIVO(S): Habilitar para a pesquisa acadêmica. Capacitar para a elaboração de texto monográfico e para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). FCS 03-13300​ 180h/a – 8 créd.​ (DJR)​

        • Comunicação Comunitária

          OBJETIVO(S): Discutir os principais conceitos relacionados ao campo da Comunicação Comunitária. A partir das especificidades desse campo, habilitar os alunos a reconhecerem até que ponto experiências de comunicação são de caráter comunitário. Apresentar aos alunos as principais modalidades de Comunicação Comunitária: jornal, rádio, TV e internet. Apresentar aos alunos as principais experiências de Comunicação Comunitária no Estado do Rio de Janeiro. FCS 02-13269 60h/a – 4 créd. (DRP)

          • Projetos Experimentais

            OBJETIVO(S): Desenvolver as habilidades para elaboração, execução, coordenação e avaliação de projetos jornalísticos. FCS 03-13301 180h/a – 8 créd. (DJR)

            • Seminários Especiais

              OBJETIVO(S): Promover a articulação entre os meios acadêmico e profissional, oferecendo um espaço de reflexão sobre o fazer jornalístico. FCS 03-13305 120h/a – 6 créd. (DJR)

              • Laboratório de Telejornalismo

                OBJETIVO(S): Desenvolver atividades que reproduzam as diversas etapas da produção de conteúdos jornalísticos para TV, da entrevista e da redação até a edição e a apresentação. Produzir noticiário e realizar experiências com a linguagem televisiva, à luz das novas tecnologias de informação e comunicação. FCS 03-13297 45h/a – 2 créd. (DJR)

                • Lab. de Jor. em Plataformas Digitais

                  OBJETIVO(S): Desenvolver atividades que reproduzam as diversas etapas da produção de conteúdos jornalísticos para internet, da apuração e da redação à edição e à publicação online. Realizar experiências com as linguagens para multimídia e com a circulação de produtos jornalísticos em variados suportes e dispositivos. FCS 03-13292 45h/a – 2 créd. (DJR)

    • 8º Período
      • TCC

        FCS 03-13311 a 13314​ 180h/a – 8 créd.​ (DJR)

        • Mídia, Educação e Cultura

          OBJETIVO(S): Levar o aluno a desenvolver competências para compreender e analisar criticamente conteúdos e processos midiáticos no contexto da sociedade da informação e compreender os processos cognitivos implicados na comunicação midiática e na formação dos sujeitos contemporâneos. FCS 03-13270 60h/a – 4 créd. (DRP)

          • Laboratório de Edição Gráfica

            OBJETIVO(S): Capacitar os alunos para o planejamento, a produção e a edição gráfica de jornais, revistas e sites jornalísticos. FCS 03-13290 45h/a – 2 créd. (DJR)