Habilidades e competências – Relações Públicas

Os alunos do curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social terão as condições de desenvolver, por força do seu currículo, as seguintes habilidades: liderança na gestão da comunicação organizacional em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, integrando programas de relacionamento com a mídia (imprensa e agências de propaganda), organização de eventos (segmento cada vez mais relevante em termos de verbas e alcance), transparência e cidadania corporativa (responsabilidade social para Relações Públicas é tema constitutivo desde os anos 1950), além das áreas de comunicação interna e relacionamento com clientes, usuários e consumidores, no seu atendimento e, também, na ouvidoria, na mediação de conflitos e no gerenciamento de crises de imagem pública.

 

O profissional de Relações Públicas, além de ter uma formação generalista, agilidade, iniciativa e criatividade, deverá possuir visão estratégica, capacidade administrativa, articulação política e conhecimento do mundo atual. Dominar mais de um idioma estrangeiro e ter noções de ferramentas de desenho gráfico representam um diferencial, assim como a criação e gestão de websites. Outra importante característica é o “espírito” de colaboração para o desenvolvimento das organizações e dos grupos a elas ligados. Consequentemente, essa atitude corrobora para transformações e adaptações no comportamento e no ambiente institucional.

 

O Relações Públicas atua na administração do relacionamento entre uma instituição e seus diversos públicos. Este profissional é o responsável pelo diagnóstico, planejamento, acompanhamento e avaliação dos planos de comunicação das organizações, fazendo a intermediação entre estas e seus públicos nos campos institucional, corporativo e mercadológico.