Como tudo começou

A Faculdade de Comunicação Social (FCS) completa 36 anos em 2022. Sua história, contudo, tem mais de 50 anos, pois em 1971 já integrava, e dava nome, ao Instituto de Psicologia e Comunicação Social (IPCS).

Em 1983, após regulamentação do MEC, a criação da Faculdade de Comunicação Social é aprovada na Uerj. Três anos depois, foi criada a habilitação em Jornalismo e a grade curricular para a nova unidade. Em junho de 1986, surgia oficialmente a Faculdade de Comunicação Social da UERJ. O primeiro diretor foi o professor Manoel Maria de Vasconcellos.

As primeiras conquistas

Os primeiros alunos formados pela FCS nas habilitações de Jornalismo e Relações Públicas graduaram-se no final dos anos 1980. Desde então, a unidade não parou de crescer.

Seu primeiro laboratório foi criado ainda em 1983, na época do IPCS: o Laboratório de Pesquisa Mercadológica e de Opinião (LPO). Em 1990, foi criada, por iniciativa do Departamento de Relações Públicas, a primeira publicação científica da FCS – a Revista Logos, atualmente um periódico conceituado em âmbito nacional (B1, na classificação dos periódicos da Capes), parte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado e Doutorado).

Nos anos 1990, a FCS expandiu suas atividades de ensino e pesquisa. Surgiram dois cursos de pós-graduação lato-sensu: Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (criado em 1996 sob a coordenação do professor Jorge Hélio Santos) e Jornalismo Cultural (criado em 1998 e que hoje conta com a coordenação do professor Geraldo Condé).

Em 1999, a Faculdade passou a oferecer vagas no turno da manhã.
A partir dos anos 2000, a expansão continua e a FCS ganha protagonismo nacional. Em 2001, o curso de Mestrado em Comunicação Social é inaugurado e, em 2003, os cursos de graduação passaram por seu primeiro processo de reforma curricular.

Em 2005, a FCS participou da organização da 28ª edição do Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), realizado na Uerj. O evento reuniu quase 5000 pesquisadores, profissionais e estudantes de comunicação de todo o país.

Com a expansão da Pós-Graduação, a FCS passou a sediar diversos eventos nacionais, como o Congresso Brasileiro de Comunicação em Política, em 2010, e o Encontro Nacional da ULEPIC (União Latina de Economia Política), em 2012.

Em 2012, o Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) abriu seu curso de Doutorado e em 2013 alcançou a nota 5, de excelência nacional, na avaliação da Capes de 2010-2013.