O curso de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social tem por objetivo proporcionar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e reflexões teóricas e práticas voltadas ao pensamento crítico sobre a profissão, a sociedade e a realidade no qual está inserido. No curso, incentivamos a prática de pesquisas que habilitam o estudante no uso de diversos instrumentos de Comunicação. Além das atividades curriculares, o discente tem a oportunidade de participar de projetos experimentais, de extensão e de pesquisa que permitem vivenciar a realidade profissional e acadêmica.
O curso tem duração mínima de oito semestres letivos e máxima de 14. A grade curricular, reformada em 2003 e em 2013, é composta por 57 disciplinas que totalizam 213 créditos, equivalentes a 3.600 horas-aula, incluindo 240 horas-aula de estágio supervisionado (16 créditos). O curso prevê também a realização de, no mínimo, 240 horas de atividades complementares, que incluem participação e organização de eventos, cursos, bolsas de iniciação científica, bolsa de extensão e bolsa de estágio interno complementar, intercâmbios e produção de peças de comunicação.
O relações-públicas, por força de seu currículo acadêmico, tem condições ideais para exercer a liderança na gestão da comunicação organizacional em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, integrando programas de relacionamento com a mídia (imprensa e agências de propaganda), organização de eventos (segmento cada vez mais relevante em termos de verbas e alcance), transparência e cidadania corporativa (responsabilidade social para Relações Públicas é tema constitutivo desde os anos 1950), além das áreas de comunicação interna e relacionamento com clientes, usuários e consumidores, no seu atendimento e, também, na ouvidoria, na mediação de conflitos e no gerenciamento de crises de imagem pública.
O novo Projeto Político Pedagógico (PPP) vem atender à demanda da comunidade acadêmica da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, promovendo uma reflexão profunda sobre o ensino e pesquisa, na universidade e nas suas articulações com a sociedade.
O PPP é um instrumento balizador para o fazer universitário e, por consequência, expressa a prática pedagógica das instituições e dos cursos, dando direção à gestão e as atividades acadêmicas.