Ementários – Relações Públicas

Curso de Relações Públicas

Clique na disciplina para acessar a ementa

  • FCS - RELAÇÕES PÚBLICAS
    • 1º Período
      • Comunicação e Cultura I​
        OBJETIVO(S): A disciplina tem como objetivos apresentar as teorias clássicas relacionadas à cultura e à comunicação e discutir questões abordadas por seus principais autores. O curso debaterá temas como a relação entre cultura popular e cultura de massa, mídia e manifestações culturais, os diversos modos como comunicação e cultura se articulam na modernidade e na pós-modernidade e as recentes pesquisas na área. FCS 01-05174​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC) ​
        • Língua Portuguesa para Comunicação I

          OBJETIVO(S): Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: – desenvolver o domínio sobre a linguagem escrita e falada como instrumento de comunicação social. 60h/a – 4 créd. (ILE)

          • Retórica e Argumentação

            OBJETIVO(S): A disciplina tem um objetivo teórico e prático. Sob o ponto de vista teórico trata-se de compreender o desenvolvimento histórico e a importância atual da retórica e da argumentação em função da persuasão. Sob o ponto de vista prático, trata-se de exercitar-se na elaboração de argumentos levando em consideração os aspectos lógicos, analógicos e argumentativos. FCS 01-08414 60h/a – 4 créd. (DTC)

            • Legislação e Ética no Jornalismo e em RP

              OBJETIVO(S): Apresentar os conjuntos de normas – morais e jurídicas – que regulam as práticas de comunicação social, bem como confrontar e estabelecer conexões entre eles. O primeiro conjunto é examinado da perspectiva da Ética, tomada como uma reflexão sobre o agir moral, tendo em vista sua aplicação aos dilemas próprios do campo. Quanto às normas jurídicas, são enfocados alguns dos principais tópicos do Direito da Comunicação e suas implicações para a existência e atuação dos meios e o exercício profissional do comunicador. FCS 03-13203 60h/a – 4 créd. (DJR)

              • Comunicação e Sociedade

                OBJETIVO(S): Levar o aluno a conhecer e dominar as principais teorias sociais, estruturas conceituais e questões ligadas ao campo da comunicação e dos media e aos processos comunicativos na sociedade contemporânea. 60h/a – 4 créd. (DRP)

                • Teoria das Organizações

                  OBJETIVO(S): Discutir o contexto de surgimento da administração como ciência específica. Apresentar aos alunos os conceitos, instrumentos e funções básicos da administração de empresas. Discutir as principais abordagens e teorias administrativas. 60h/a – 4 créd. (DRP)

                  • Fundamentos de Relações Públicas

                    OBJETIVO(S): Compreender o contexto histórico e os fatores sociais, políticos e econômicos que deram origem à profissão de Relações Públicas na sociedade moderna. Relacionar princípios e técnicas da prática profissional a referenciais teóricos do pensamento moderno e contemporâneo. 60h/a – 4 créd. (DRP)

    • 2º Período
      • Comunicação e ​Cultura II​

        OBJETIVO(S): Este curso tem por objetivo proporcionar aos alunos instrumentos teóricos que possibilitem uma análise do universo das manifestações culturais da modernidade, dando uma ênfase maior aos seguintes temas: a) o dilema brasileiro; b) cultura popular, cultura de massa e indústria cultural: c) mídia e construção de identidades. FCS 01-13215​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Língua Portuguesa para Comunicação II

          OBJETIVO(S): Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: – utilizar com competência a linguagem escrita e falada como instrumento de comunicação social. 60h/a – 4 créd. (ILE)

          • Comunicação e Política

            OBJETIVO(S): Possibilitar ao aluno uma compreensão do exercício da política no mundo contemporâneo em sua articulação com processos de comunicação. 60h/a – 4 créd. (DTC)

            • Comunicação e Arte

              OBJETIVO(S): Refletir sobre a convergência entre comunicação e cidade na construção da arte e da cultura contemporâneas. Discutir sobre o imaginário e sua presença nos universos artístico e midiático. Pensar a respeito do esmaecimento de fronteiras entre comunicação, arte e mídia. Relacionar manifestações culturais urbanas com comunicação e com novas tecnologias. FCS 02-13255 60h/a – 4 créd. (DRP)

              • Introd. à Img. Fotográfica

                OBJETIVO(S): Introduzir os conceitos teóricos e práticos relativos à evolução da imagem, desde os primeiros experimentos até a atualidade. Proporcionar estudos sobre a representação visual pelas diversas linguagens proporcionadas com o advento da imagem mecânica ou fotográfica. Demonstrar os aspectos inerentes às características da luz natural e artificial – estrutura, qualidade, intensidade e quantidade. Introduzir os conceitos básicos em processamento laboratorial ou analógico (negativo e positivo). FCS 03-13256 60h/a – 4 créd. (DJR)

                • Comunicação em Rádio

                  OBJETIVO(S): Apresentar os fundamentos da comunicação por meio da radiodifusão sonora, sua evolução, desde os primórdios da tecnologia até a fase atual, em que o rádio se desdobra por diversas plataformas – ondas hertzianas, internet, TV por assinatura, redes digitais, mídias sociais, telefones móveis. FCS 03-13219 60h/a – 4 créd. (DJR)

                  • Estudos dos Públicos

                    OBJETIVO(S):  Compreender a natureza dos públicos, seus processos de formação e comportamento. Específicos: Apresentar os conceitos e definições de Relações Públicas; discutir as classificações dos públicos a partir da lógica organizacional. 60h/a – 4 créd. (DRP)

    • 3º Período
      • Teoria da Comunicação I​

        OBJETIVO(S): Objetiva-se apresentar aos alunos as escolas clássicas e os autores que formam o pensamento moderno no campo da comunicação. Desenvolver a reflexão aprofundada sobre temas que foram problematizados ao longo da formação do campo de pesquisa da área. FCS 01-13264​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Filosofia

          OBJETIVO(S): Fornecer ao aluno conhecimentos fundamentais de filosofia que constituem parte da cultura humanística de base necessária a todo aquele interessado em refletir sobre nossa atualidade. Esses conhecimentos devem permitir tanto uma compreensão quanto uma ação plena no mundo contemporâneo. IFCH 03-8471 60h/a – 4 créd. (IFCH)

          • História dos Meios de Comunicação

            OBJETIVO(S): Fornecer ao aluno elementos para a compreensão da história dos meios de comunicação, desde os primórdios da comunicação oral e da invenção da escrita até as mais recentes tecnologias digitais de informação e comunicação, relacionando os processos de comunicação com o contexto social, cultural e histórico. Permitir ao aluno uma compreensão do atual panorama comunicacional brasileiro e mundial. Capacitar o aluno no manejo e compreensão de teorias fundamentais bem como no conhecimento dos diversos paradigmas teóricos existentes para a reflexão acerca da história dos meios de comunicação. 60h/a – 4 créd. (DTC)

            • Comunicação em TV

              OBJETIVO(S): Apresentar os fundamentos da comunicação por meio televisivo, sua evolução, desde os primórdios da tecnologia até a fase atual, em que a TV se desdobra por diversas plataformas – radiodifusão, internet, redes digitais via satélite e MMDS, mídias sociais e telefones móveis. FCS 03-13271 60h/a – 4 créd. (DJR)

              • Comunicação em Plataformas Digitais

                OBJETIVO(S): Apresentar os fundamentos da comunicação por meio de plataformas digitais, proporcionando um espaço de reflexão sobre suas principais características – hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e atualização contínua. 60h/a – 4 créd. (DJR)

                • Instrumentos de Relações Públicas

                  OBJETIVO(S): Estudar os diversos instrumentos impressos, audiovisuais e digitais que possibilitam as práticas das Relações Públicas. Discutir sobre os procedimentos para a sua criação, usos e técnicas. Contextualizar sua existência na dinâmica de relacionamento com públicos e como resultado da ação de planejamento. 60h/a – 3 créd. (DRP)

                  • Estágio Curricular Supervisionado I
    • 4º Período
      • Teoria da Comunicação II​

        OBJETIVO(S): Objetiva-se apresentar uma reflexão profunda e extensa sobre o campo da comunicação na contemporaneidade. Apresentam-se nessa disciplina alguns autores que pensam a comunicação não apenas como meios, mas também como mediações. FCS 01-13264​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Psicologia aplicada à Comunicação Social

          OBJETIVO(S): Fornecer ao aluno conhecimentos básicos de Psicologia tanto à compreensão do humano e do mundo quanto aos processos de comunicação que neste se desenrolam. 60h/a – 4 créd. (PSI)

          • Narrativas Transmidiáticas

            OBJETIVO(S): Compreender os conceitos de texto e de narrativa. Identificar os fatores de liberdade e coerção na construção dos sentidos do texto. Compreender o fenômeno da convergência digital e as transformações nos sistemas de mídias. Identificar as relações entre produtor e usuário nas plataformas digitais. Analisar os modos de construção do sentido nas narrativas transmidiáticas. 30h/a – 2 créd. (DRP)

            • Produção Cultural

              OBJETIVO(S): Introduzir o conceito de produção cultural no universo acadêmico, problematizando o que antes era tido como exclusividade do campo mercadológico. Discutir sobre o mercado de trabalho para o produtor cultural: relacionando-o às produções artísticas, ao planejamento e à gestão da cultura junto às instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Perceber o crescimento da participação da cultura ou, mais especificamente, do setor cultural no contexto econômico nacional e internacional, na ampliação do mercado para novos profissionais em atuação. Exercer a reflexão acerca da arte e da cultura, visando a produção efetiva de massa crítica. 60h/a – 3 créd. (DRP)

              • Redação e Produção para Mídia Impressa

                OBJETIVO(S): Capacitar os alunos para a redação de instrumentos de comunicação dirigida impressa e peças institucionais para veículos de comunicação de massa. Abordar algumas das principais técnicas de produção para mídia impressa, procurando proporcionar aos alunos noções básicas nesse sentido. 60h/a – 3 créd. (DRP)

                • Planejamento de Comunicação

                  OBJETIVO(S): Refletir sobre a necessidade de planejar a comunicação de modo integrado e tendo como base a cultura da organização. Discutir sobre o conceito de cultura organizacional, suas variáveis de formação e sua dinâmica. Compreender do que consiste um Processo de Relações Públicas e em que dimensão se insere o planejamento. Investigar o conceito e as aplicações do Planejamento de Comunicação nos âmbitos operacional, tático e estratégico. 60h/a – 4 créd. (DRP)

                  • Estágio Curricular Supervisionado II

                    OBJETIVO(S): Proporcionar ao aluno experiências ligadas às principais funções de Relações Públicas, envolvendo clientes reais – internos e externos à universidade. Práticas de comunicação dirigida. 120h/a – 4 créd. (DRP)

    • 5º Período
      • Comunicação e Imagem​

        OBJETIVO(S): Oferecer aos alunos instrumentos teóricos para uma reflexão em torno de questões ligadas à produção, circulação e consumo de imagens na cultura, com foco especial nas linguagens do audiovisual e nas transformações da imagem no contexto da era digital. FCS 01-08417​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Economia Política da Comunicação

          OBJETIVO(S): Abordar conceitos básicos de Economia e sua aplicação para o entendimento do setor de produção e consumo de comunicações. Discutir a relação entre comunicação, economia, educação, cultura e política. Problematizar o poder das comunicações: tecnologia, socialidades (potencialidades e limitações). 60h/a – 4 créd. (DRP)

          • Publicidade e Propaganda

            OBJETIVO(S): Proporcionar ao estudante o conhecimento das teorias e das técnicas publicitárias, com foco na discussão crítica do papel e dos efeitos da propaganda na sociedade moderna. 60h/a – 4 créd. (DRP)

            • Comunicação e Marketing I

              OBJETIVO(S): Apresentar aos alunos as primeiras noções de Marketing e suas principais ferramentas. Discutir como os conteúdos e as práticas de Relações Públicas e Marketing podem estar conectadas. 60h/a – 4 créd. (DRP)

              • Roteiro e Produção em Vídeo

                OBJETIVO(S): Apresentar ao aluno elementos básicos da linguagem audiovisual, abrindo caminhos capazes de despertar seu aparato sensorial para os universos do som e da imagem, visando a construção de narrativas a partir de exercícios práticos. Capacitar o aluno para a redação de roteiros de vídeos institucionais. Abordar as principais técnicas de produção audiovisual contextualizadas na comunicação organizacional. 60h/a – 3 créd. (DRP)

                • Teoria da Opinião Pública

                  OBJETIVO(S): Refletir sobre o conceito de Opinião Pública e suas implicações no plano da Comunicação Social, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Promover discussões sobre o tema com os alunos, de modo a ampliar o entendimento sobre as aplicações do conceito na atividade de Relações Públicas. 60h/a – 4 créd. (DRP)

    • 6º Período
      • Metodologia de​ Pesquisa em​ Comunicação​

        OBJETIVO(S): Capacitar o aluno a desenvolver e apresentar pesquisas no campo da comunicação social. FCS 03-13263​ 60h/a – 4 créd.​ (DTC)​

        • Assessoria de Imprensa

          OBJETIVO(S): Estudar o histórico, os princípios, as funções e a prática de assessoria de imprensa. Discutir os objetivos da função e suas implicações para a dinâmica organizacional. FCS 02-13268 60h/a – 4 créd. (DRP)

          • Planejamento de Eventos e Cerimonial

            OBJETIVO(S): Desenvolver, junto ao corpo discente, conhecimentos sobre os princípios de planejamento e organização de eventos e cerimoniais nas empresas e nas cidades. 60h/a – 3 créd. (DRP)

            • Comunicação e Marketing II

              OBJETIVO(S): Oferecer ao aluno a perspectiva de usar as ferramentas de Marketing e as inter-relações com a área de Relações Públicas como uma forma estratégica de planejamento de ações de Comunicação. 60h/a – 4 créd. (DRP)

              • Redação para Plataformas Digitais

                OBJETIVO(S): Capacitar os alunos para a redação em plataformas digitais, abordando as técnicas de produção para mídias daquela natureza. Apresentar as possibilidades de usos de multimídia no plano da comunicação organizacional. Discutir as aplicações de conceitos de Relações Públicas no ambiente digital. 60h/a – 3 créd. (DRP)

                • Pesquisa de Opinião Pública

                  OBJETIVO(S): Introduzir os alunos no campo do conhecimento da produção de informações a partir da pesquisa em suas mais diversas compreensões, a fim de obter respostas, indicações e trilhas para questões em suas áreas de atuação pertinentes. 60h/a – 3 créd. (DRP)

    • 7º Período
      • TCC

        OBJETIVO(S): Refletir sobre o campo de pesquisas em comunicação. Ensinar as técnicas formais de realização de um trabalho acadêmico. Produzir um projeto de pesquisa tendo como objeto o campo da comunicação. FCS 03-13300​ 180h/a – 8 créd.​ (DJR)​

        • Comunicação Comunitária

          OBJETIVO(S): Discutir os principais conceitos relacionados ao campo da Comunicação Comunitária. A partir das especificidades desse campo, habilitar os alunos a reconhecerem até que ponto experiências de comunicação são de caráter comunitário. Apresentar aos alunos as principais modalidades de Comunicação Comunitária: jornal, rádio, TV e internet. Apresentar aos alunos as principais experiências de Comunicação Comunitária no Estado do Rio de Janeiro. FCS 02-13269 60h/a – 4 créd. (DRP)

          • Produção de Eventos

            OBJETIVO(S): Propiciar ao aluno a experiência de produzir um evento real em todas as suas etapas. Colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento de Eventos e Cerimonial. 180h/a – 8 créd. (DRP)

            • Comunicação e Consumo

              OBJETIVO(S): Fornecer instrumentos analíticos para a abordagem do consumo como fenômeno inserido nas tramas da vida social em contextos históricos variados. Discutir fatores sociológicos como determinantes de comportamentos de troca, venda, compra e uso de bens nas cidades. Refletir acerca dos significados envolvidos no consumo que vão além da aparente satisfação de necessidades dos consumidores. Estabelecer paralelos entre o marketing e as estratégias de comunicação organizacional. 30h/a – 2 créd. (DRP)

              • Comunicação e Sustentabilidade

                OBJETIVO(S): A sustentabilidade no horizonte das organizações. Práticas sustentáveis. Desenvolvimento sustentável. Greenwashing. A relação entre os conceitos de sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial. Indicadores de Responsabilidade Social. O papel do comunicador em prol da sustentabilidade. O consumo e suas implicações. Políticas públicas que envolvem a questão ambiental. Comunicação nos processos de governança corporativa. 60h/a – 4 créd. (DRP)

                • Informação e Pesquisa em Comunicação

                  OBJETIVO(S): Estudar os processos de construção do conhecimento nas pesquisas aplicadas ao campo da Ccomunicação. Identificar modos de informação na contemporaneidade com ênfase nas novas tecnologias e nos referenciais críticos da Sociologia, da Antropologia e das Teorias da Complexidade. Apoiar percursos teórico-práticos de investigação discente com ênfase nos recursos das redes conectadas de computadores. 30h/a – 2 créd. (DRP)

    • 8º Período
      • TCC

        Eletiva Restrita FCS 03-13311 a 13314​ 180h/a – 8 créd.​ (DJR)

        • Mídia, Educação e Cultura

          OBJETIVO(S): Levar o aluno a desenvolver competências para compreender e analisar criticamente conteúdos e processos midiáticos no contexto da sociedade da informação e compreender os processos cognitivos implicados na comunicação midiática e na formação dos sujeitos contemporâneos. FCS 03-13270 60h/a – 4 créd. (DRP)

          • Tópicos Especiais em Comunicação Integrada

            OBJETIVO(S): Estudar situações emergentes na área da comunicação integrada. Refletir sobre condições específicas da comunicação nas organizações, a partir de casos de exceção ou de destaque na contemporaneidade. Organizar seminários para expor as investigações realizadas pelos alunos como atividade de campo. 120h/a – 6 créd. (DRP)

            • Comunicação Pública

              OBJETIVO(S): Abordar os significados de público, privado, governamental e estatal na perspectiva do comum. Refletir sobre as finalidades da comunicação governamental na divulgação oficial das políticas públicas. Discutir sobre a participação na elaboração de processos regulartórios que possibilitem a normalização do campo ético, transparente e democrático, onde a corrupção, por exemplo, é sintoma e não causa. Problematizar os meandros da gestão pública, contextualizando a contribuição privada no âmbito das relações governamentais – a partir de suas ferramentas, como o lobby. 60h/a – 4 créd. (DRP)

              • Eletiva Definida

                60h/a – 4 créd. (DRP)