DOCENTES

Departamento de Teoria da Comunicação

Graduada em Comunicação (Jornalismo) pela PUC-RJ (1991), com mestrado e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ. Integra o corpo docente da FCS e atua tanto na Graduação quanto na Pós. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) e tem como foco de pesquisa comunicação política, marketing eleitoral e tecnologias da comunicação.

Graduada em Ciências Sociais pela Unicamp, é mestre e doutora em Sociologia Política pela (UFSC). Atualmente, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Desenvolveu quatro pesquisas de pós-doc, navegando entre a Comunicação (PUC-SP e UFRJ) e as Ciências Sociais (École de Hautes Études en Sciences Sociales e Université Paul-Valéry Montpellier). Seu leque de pesquisa é vasto, contemplando áreas que envolvem Imaginário, Culturas Urbanas e Teoria da Comunicação e temas relativos a culturas urbanas, sociabilidade, cidade, música, corpo, arte e cidadania..

A professora Cíntia Sanmartin possui trajetória interdisciplinar e multitemática, transitando pela Comunicação e Sociologia como base teórica e metodológica para pesquisar temas dos mais variados no universo da cultura.

Graduado em Comunicação Social pela FCS, é mestre em Comunicação pela UFRJ e doutor em Letras pela UERJ, além de ter realizado estágio de Pós-Doutoramento Sênior na Universität der Künste Berlin (UdK) sobre Teorias da Mídia alemães. Atua e pesquisa principalmente na área de Teorias da Comunicação, percorrendo temas tais como Imaginário, Cibercultura, Epistemologia da Comunicação e Estudos de Cinema. O professor Erick Felinto também atua como membro do corpo editorial e revisor de diversas publicações acadêmicas. Poliglota, domina diversos idiomas: alemão, francês, espanhol, inglês e italiano.

Professor titular da FCS, é graduado em Comunicação e Ciências Sociais, tendo realizado mestrado e doutorado em Sociologia pela New York University e desenvolvido pesquisa de pós-doc também em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Coordenou o projeto de implantação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/Uerj) no início dos anos 2000.

O professor Ronaldo Helal tem sólida e prestigiada trajetória em pesquisa sobre esportes, tendo orientado cerca de 40 pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doc. Coordena o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Esporte e Cultura”.

É professora adjunta do departamento de Teoria de Comunicação da FCS/UERJ. Doutora e mestre em Comunicação pela UFF, pesquisa temas relacionados a cultura digital, entretenimento, consumo, gênero, afetos e plataformas digitais e divulgação científica.

A professora Simone Evangelista entrou na FCS em 2021. Entre 2017 e 2018, foi professora substituta do departamento de Estudos de Mídia (UFF).

É graduado e mestre em Psicologia (UFRJ), com especialização em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, e doutor em Comunicação (UFRJ). Suas pesquisas e estudos situam-se, principalmente, em torno das tecnologias da comunicação, linguagens midiáticas, estudos de som, estudos das materialidades dos meios e a Escola de Toronto de Comunicação, especialmente, a obra de Marshall McLuhan.

O professor Vinícius Andrade é um profundo conhecedor da obra e pensamento do filósofo canadense Marshall McLuhan. É autor do livro “Estendendo McLuhan – Da Aldeia À Teia Global” (Sulina, 2011).

Departamento de Relações Públicas

Teólogo pela PUC-RJ e filósofo pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras, é doutor em Comunicação pela UFRJ. Atual diretor do Departamento Cultural da UERJ, trabalha principalmente com os seguintes temas: cultura, comunicação, política, favela e cidadania.

O professor Adair Rocha é pós-doutor em comunicação pela UFRJ. É fundador do Núcleo de Comunicação Comunitária da PUC-Rio e também detém expertise acadêmica no estudo de movimentos sociais.

É professora Associada da FCS/UERJ, onde leciona na graduação e na pós-graduação. Em 2019, atuou como Professora Visitante Sênior na University of Wisconsin, Milwaukee. Também foi professora visitante da University of California, San Diego. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Graduada em Comunicação pela FCS, fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

A professora Fátima Régis atua tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. É Procientista da UERJ e consultora Ad hoc do CNPq, Capes, Faperj, Fapesp e Fapemig.

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, tem pós-doutorado em Sociologia do Cotidiano pela Universidade Paris V- Sorbonne. É graduado em Comunicação pela FCS/UERJ, onde atua como professor da Graduação e da Pós-Graduação. Foi professor convidado na Universidade de Montpellier III em 2019; pesquisador visitante na Universidade de Bari, Itália, em 2016; e pesquisador visitante na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, em 2002. Foi diretor da Faculdade de Comunicação Social da Uerj entre 2012 e 2016. Artista visual, o professor Fernando Gonçalves pesquisa especialmente os temas: arte, fotografia, tecnologia e cultura visual. Fapesp e Fapemig.

Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ) e mestre em Administração pela PUC-RJ, é professor adjunto do departamento de Relações Públicas da FCS desde 2015. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Opinião Pública e Mercadológica (LPO). É também professor da graduação e pós-graduação lato sensu do departamento de Administração da PUC-RJ.

O professor João Benazzi tem formação e trajetória de pesquisa e ensino focadas na interseção entre Comunicação e Administração, atuando em temas e áreas que se interconectam entre esses dois campos.

Formado em Relações Públicas e Jornalismo, é professor adjunto da FCS. Já ocupou vários cargos de gerente de comunicação. O professor Nicolau Maranini possui trajetória tanto no universo acadêmico quando no mercado privado da comunicação.

É professora adjunta do departamento de Relações Públicas da FCS. Graduada em RP e Jornalismo pela UERJ, é mestre e doutora em Comunicação pela UFRJ. Sua área principal de ensino e investigação é o cinema. A professora Patrícia Rebello é uma pesquisadora dedicada ao estudo e ensino sobre o cinema, com foco especial em documentários.

Graduado pela FCS, com mestrado e doutorado em Letras pela UERJ, é professor adjunto da FCS. Também leciona no curso de Relações Públicas das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). É músico e escritor.

O professor Ricardo Benevides tem experiência no ensino de Relações Públicas. Escritor e músico, busca levar para a sala de aula sua expertise e conhecimento em literatura e cultura musical.

Formado em Relações Públicas pela FCS, é professor da casa desde 1986. Atualmente é vice-diretor da FCS, onde também atua como professor tanto da Graduação quanto da Pós-Graduação.

Professor da FCS há mais de 35 anos, é literalmente uma cria da casa, tendo se formado em RP pela FCS nos anos 1980. A trajetória de pesquisa é interdisciplinar e envolve múltiplos objetos de pesquisa, que incluem consumo, cidade, megaeventos, violência e diversidade sexual.

Departamento de Jornalismo

É professor adjunto da FCS. Formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Facha, cursou mestrado e doutorado em Mídia e Educação pela UFRN. Tem experiência profissional e acadêmica no universo do audiovisual.

É professor adjunto do Departamento de Jornalismo da UERJ, com doutorado em Comunicação e Informação pela UFRGS, mestrado em Jornalismo pela UFSC e graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela UFMS. Atua principalmente nas seguintes áreas: Jornalismo, Teoria do Jornalismo, Cultura Popular, Tradição Oral e Imaginário.

O professor Andriolli Costa é professor adjunto da FCS desde 2022, atuando com diversos temas no âmbito da cultura popular.

Professora Titular da FCS, onde se graduou, é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Em estágio pós-doutoral, desenvolveu pesquisa em Sociologia na Université de Strasbourg, com o cientista social David Le Breton. Entre os temas e áreas preferenciais de pesquisa, estão corpo, imaginário, cidades e emoções.

A professora Denise Siqueira também atua na Graduação e, atualmente, coordena o Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e Cultura (Lampe), espaço para iniciativas de caráter colaborativo e interdisciplinar que desenvolve ações ligadas à criação de projetos, captação e gestão de recursos provenientes de agências de fomento à pesquisa e difusão da produção científica realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa CORPS (Corpo, representações e espaço urbano).

Graduado em Cinema e em Jornalismo pela UFF, possui mestrado em Comunicação e Cultura e doutorado em Ciência da Literatura pela UFRJ. Docente universitário desde 1976, atualmente é professor-associado da FCS. Tem experiência profissional na área de Jornalismo Local, Especializado e Laboratorial, elaborando, produzindo e organizando eventos e produções sobre mídia e educação, mídia e poder, cinema, MPB, literatura, futebol, carnaval, cultura popular e jornalismo e história.

O professor Fabio Mario Iorio já lecionou em diversas escolas e faculdade de Comunicação e, na FCS, costuma ministrar as disciplinas Edição em Jornalismo Impresso Cotidiano e Não-Cotidiano; Redação e Expressão em Jornalismo Impresso; Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa; Projeto de Monografia; Projetos Experimentais.

Doutor em Ciência Política pelo IESP/UERJ, o jornalista e professor Fábio Vasconcellos tem experiência acadêmica na área de Comunicação e Política, na qual cursou mestrado e doutorado. Durante 18 anos, foi repórter pelos jornais O Globo e Jornal do Brasil.

O professor Fábio Vasconcellos atua na Graduação e também leciona na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Professor adjunto do Departamento de Jornalismo da FCS. É mestre e doutor em Comunicação pelo PPGCom/Uerj. Também leciona na Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo da FCS. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação com ênfase em mídias sonoras e audiovisuais, Jornalismo Esportivo, Copas do Mundo, representações, narrativas midiáticas, imaginário e identidade nacional.

O professor Filipe Mostaro entrou na FCS em 2022 e pesquisa e ensina principalmente no universo do rádio e dos esportes.

É professor adjunto do Depto. de Jornalismo da FCS/UERJ. Formado também pela FCS em Jornalismo, cursou trajetória interdisciplinar no mestrado e doutorado – este, desenvolvido em Ciências Sociais.

Entre as demais disciplinas que ministra, estão “Legislação e Ética em Jornalismo e em Relações Públicas”; “Projeto de Monografia”; “Redação e Edição em Jornalismo Impresso”; “Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística”; “História do Jornalismo”; e “Teoria do Jornalismo”.

É professor adjunto da FCS. Doutor em Tecnologias da Comunicação e Estéticas pela UFRJ, possui especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC-RJ. Trajetória acadêmica com ênfase em Comunicação Visual, principalmente nos seguintes temas: fotografia documental, arquivo e arte contemporânea.

O professor Leandro também é especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela UCAM e é autor de várias obras e instalações culturais ao longo de sua carreira.

O professor Nemézio Clímico Amaral Filho é jornalista formado pela UFPA, com mestrado em Planejamento do Desenvolvimento e doutorado em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Professor-adjunto da FCS/UERJ desde 2015, também atua como jornalista do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Graduado em Jornalismo (UFPA), possui mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA-UFPA, 2002) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ, 2006), com estágio doutoral na Facultad de Comunicación de la Universidad de Sevilla. Atualmente é professor-adjunto da FCS/UERJ
e parecerista de periódicos acadêmicos.

Também é analista em Ciência e Tecnologia, na área de Comunicação, em exercício no Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, negritude, tecnologia e crítica da mídia.

Atualmente diretora da FCS, é professora da casa desde 2010. Tem ampla experiência profissional em diversas organizações de comunicação e décadas de sala de aula em outras instituições de ensino superior.

A professora Patricia Sobral Miranda é professora adjunta da FCS. Graduada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo – pela PUC-RJ, desenvolveu pesquisa de mestrado também em Jornalismo na Southern Illinois University Carbondale, SIU, Estados Unidos. No doutorado, trilhou um caminho interdisciplinar e continuou pesquisando teledramaturgia, mas na área de Letras (UFRJ).

Tem vasta experiência profissional na área de editoração de produtos de comunicação no campo da cultura e literatura. Atualmente, participa
de projetos extensão que enveredam pela pesquisa sobre narrativas audiovisuais e jornalísticas.

Atualmente diretora da FCS, é professora da casa desde 2010. Tem ampla experiência profissional em diversas organizações de comunicação e décadas de sala de aula em outras instituições de ensino superior.

A professora Patricia Sobral Miranda é professora adjunta da FCS. Graduada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo – pela PUC-RJ, desenvolveu pesquisa de mestrado também em Jornalismo na Southern Illinois University Carbondale, SIU, Estados Unidos. No doutorado, trilhou um caminho interdisciplinar e continuou pesquisando teledramaturgia, mas na área de Letras (UFRJ).

Tem vasta experiência profissional na área de editoração de produtos de comunicação no campo da cultura e literatura. Atualmente, participa
de projetos extensão que enveredam pela pesquisa sobre narrativas audiovisuais e jornalísticas.

Programa de Pós-Graduação

Atualmente, é professora visitante do do PPGCom/FCS/UERJ. Graduada (FCSA), mestre (UMESP) e doutora (USP) no campo da Comunicação. Pesquisadora das linhas de Comunicação popular, comunitária, alternativa e mídia local, além de Relações Públicas, na perspectiva crítica e dos movimentos sociais, é presidente da Associação Ibero-Americana de Investigadores da Comunicação (Assibercom).

A professora Cicilia Maria Krohling Peruzzo detém vasta e ampla bagagem de ensino e pesquisa na área de Comunicação Popular e Comunitária, com inserção e trajetória internacional.

É graduado em Ciências Sociais pela UERJ, tem mestrado em Artes Visuais pela UFRJ e doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública(ENSP/Fiocruz). Na UERJ, é Professor do Instituto de Nutrição, docente do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e do Programa de Pós Graduação em Comunicação.

A formação interdisciplinar do professor Francisco Romão oferece uma oportunidade de aprendizado e investigação científica para estudantes interessados em explorar, na Comunicação, temáticas ligadas à saúde e corpo.

É graduado em Ciências Sociais pela UERJ, tem mestrado em Artes Visuais pela UFRJ e doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública(ENSP/Fiocruz). Na UERJ, é Professor do Instituto de Nutrição, docente do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e do Programa de Pós Graduação em Comunicação.

A formação interdisciplinar do professor Francisco Romão oferece uma oportunidade de aprendizado e investigação científica para estudantes interessados em explorar, na Comunicação, temáticas ligadas à saúde e corpo.

Raquel Paiva é professor emérita da Escola de Comunicação da UFRJ e, desde 2020, atua como professora visitante na FCS. Com ênfase no ensino e pesquisa em Teoria Crítica da Comunicação, é uma das principais referências da academia brasileira no campo dos estudos de Comunicação Comunitária.

Referência brasileira nos estudos de Comunicação Comunitária, Raquel Paiva é professora da UFRJ e, atualmente, professora visitante da FCS.