FCS – Pensa Pandemia

Editorial: #36

A cadeia de restrições e afastamentos causada pela pandemia de covid-19 provocou graves danos à vida cotidiana. A educação foi um dos setores mais duramente atingidos – até hoje, depois de mais de um ano e meio de crise sanitária, a vida escolar continua incompleta, oscilando entre o ensino presencial e o remoto. Nesta edição de retorno do FCS pensa a pandemia, após um período fora do ar por causa da reformulação do site da Faculdade, discutimos um tema que, a despeito do avanço da vacinação e do enfrentamento à pandemia, continua em pauta: o impacto da crise nos primeiros ciclos da educação, assunto que tem constantemente gerado apreensão e discussões espinhosas – e, para isso, basta acompanhar o noticiário sobre abertura e fechamento de unidades escolares. Trata-se de uma etapa decisiva no desenvolvimento social, emocional e intelectual das crianças e, por isso, queremos
discuti-la criticamente.

Boa Leitura!

Fábio Grotz Majerowicz é jornalista e bolsista Qualitec do Laboratório de Comunicação Integrada (LCI/FCS/UERJ). Doutor em Comunicação pela UERJ, tem experiência de trabalho e pesquisa nos campos dos Direitos Humanos e Saúde.


DÉBORA DE LIMA DO CARMO
A conversa com Débora de Lima do Carmo, mestra em educação e professora do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo do Colégio Pedro II, aborda os múltiplos aspectos e desafios apresentados pela pandemia. Ela comenta as alternativas que a escola desenvolveu para continuar atendendo as crianças em contexto virtual, a relação com os pais e responsáveis e a rotina de trabalho dos docentes. E, claro, dedica atenção especial às crianças, refletindo sobre o papel da educação infantil em tempos únicos e difíceis e destacando a confiança que tem nos pequenos e a importância de escutá-los. Os temas da desigualdade social e das condições políticas e de financiamento da educação são também discutidos.
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KARINE HUGEN

Da Educação Infantil para o ciclo Fundamental. A pedagoga Karine Hugen, diretora de um curso preparatório para escolas militares, descreve as transformações feitas para o ensino remoto, analisa as repercussões da falta de convivência presencial e comenta a respeito dos estudantes que conseguiram aprovação nos certames mesmo em conjuntura tão adversa. Leia agora

MOISÉS VIEIRA E DANIEL COSTA

Por fim, mas não menos importante, damos voz aos pais de crianças que passaram pela experiência do ensino remoto junto com seus filhos pequenos. Moisés Vieira, pai de uma menina de 10 anos, e Daniel Costa, pai de um menino de três, contam detalhes da rotina, das reações e do comportamento quando a pandemia começou e agora que o ensino presencial voltou parcialmente. Leia agora


Expediente:

APURAÇÃO E REDAÇÃO:
Fábio Grotz (bolsista Qualitec do LCI)
Fernanda Vitória (estagiária)
Henrique Biscardi (técnico administrativo)
Sarah Barros (estagiária)

REVISÃO EDITORIAL:
João Paulo Malerba (professor substituto DJR/FCS)

PRODUÇÃO GRÁFICA E EDITORIAL:
Eduardo Vieira

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