Escolha a monografia desejada e clique para baixar.
CARLOS HUMBERTO MAESTRE Y DUTRA
“ENVELHECIMENTO E DESIGN INCLUSIVO: ACESSIBILIDADE DE IDOSOS AOS PORTAIS DE NOTÍCIAS, IMPRESSÕES DE USUÁRIOS 60+ E IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO”
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção dos idosos a respeito da acessibilidade oferecida pelos três sítios de notícias mais acessados do Brasil. A necessidade de investigar este recorte surge das projeções feitas pela Organização das Nações Unidas, com amparo na Teoria da Transição Demográfica, as quais indicam que um terço da população mundial terá 60 anos ou mais até 2050. O Brasil segue esta tendência e, a fim de compreender o panorama, o trabalho investiga e contextualiza a evolução do aparato tecnológico, a partir da Revolução Digital e de seus desdobramentos, associando-a às noções do que significa envelhecer. O trabalho também fundamenta critérios de acessibilidade, busca distinguir Design Universal de Design Inclusivo, além de apresentar marcos legislativos sobre inclusão digital, acessibilidade e envelhecimento. Finalmente, o trabalho explora o papel do jornalismo durante esta transição, redefinindo o newsmaking, e como o jornalismo digital pode se beneficiar das revoluções tecnológicas para reconquistar seu espaço em uma era na qual todas as pessoas produzem conteúdo e informação.
Palavras-chave: Jornalismo online, acessibilidade, idosos, Design Inclusivo;
SAMUEL DOS SANTOS COSTA
“A REAFIRMAÇÃO DA ISENÇÃO E A BUSCA DA CREDIBILIDADE: AS DIRETRIZES SOBRE USO DE REDES SOCIAIS POR JORNALISTAS DO GRUPO GLOBO”
A reafirmação da isenção e a busca da credibilidade: as diretrizes sobre uso de redes sociais por jornalistas do Grupo Globo. 2020. 78f. Monografia – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Esta monografia investiga, por meio de uma interpretação criativa, como o Grupo Globo reafirma a sua isenção no Item 5, da seção II de seus Princípios Editoriais. Compreende-se que o conglomerado admite que o setor de imprensa convive com uma crise de credibilidade e outra de ordem financeira, que são reflexos, em parte, de um nova estética de comunicação advinda da internet. Sendo assim, ao publicar o Item 5, a empresa busca normatizar o uso de plataformas digitais por seus jornalistas e com isso reiterar o seu lugar de fala enquanto emissor de informação profissionalizado. Propõe-se nesta monografia uma reflexão sobre a contemporaneidade do discurso de autoridade forjado na isenção. Entende-se que tal visão do jornalismo é obsoleta e, portanto, questiona-se a eficiência da adoção das diretrizes como ferramenta para a recuperação da credibilidade do Grupo Globo.
Palavras-chave: Isenção. Hipermodernidade. Era da Informação. Jornalismo.
GABRIELA MARÇAL PEREIRA
“AMOSTRA DA VIDA REAL NO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE DO CLOSE FRIENDS DO INSTAGRAM”
Este trabalho visa analisar o recurso close friends do Instagram como um espaço onde é possível encontrar conteúdos com teor mais íntimo e espontâneo, em contramão a espetacularização da vida privada que se apresenta como um dos principais focos desta rede social. A metodologia aplicada será de pesquisa de campo quantitativa, feita através de formulário do Google, com usuários do Instagram. Além disso, observação e análise de alguns perfis e pesquisa documental e bibliográfica.
Palavras-chave: Instagram; close friends; exposição; redes sociais; ciberespaço.
GABRIELLA DE BARROS VIEIRA VITORIA
“FAKE NEWS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA CHECAGEM DA AGÊNCIA LUPA SOBRE AS NOTÍCIAS FALSAS A RESPEITO DO CORONAVÍRUS”
Este trabalho busca analisar o papel das agências de fact-cheking e sua relação com o jornalismo em um cenário de aumento da circulação de notícias falsas, tendo como objeto de estudo a checagem realizada pela Agência Lupa durante o mês de março, quando a pandemia de coronavírus começou a se agravar no Brasil. A análise identificou o perfil das notícias falsas checadas nesse período e investigou de que forma a Agência Lupa realiza suas checagens e disponibiliza as informações apuradas para o público. Dessa forma, foi possível apontar reflexões sobre o papel do fact-cheking para restaurar a confiança das pessoas em um trabalho profissional e comprometido com princípios éticos, como o do jornalismo, principalmente em um período de crise em que informações de credibilidade são vitais.
Palavras-chave: fact-cheking, notícias falsas, coronavírus.