Escolha a monografia desejada e clique para baixar.
BÁRBARA ZOUCAS DE LIMA
“ISSO É MUITO BLACK MIRROR: O USO DA TECNOLOGIA COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DO SENTIMENTO HUMANO EM UMA SOCIEDADE INDICIAL”
O presente trabalho buscou entender se os dispositivos tecnológicos têm ocupado o lugar de principal instrumento nas experiências sensitivas humanas. Para isso, apontou cinco principais conceitos que possivelmente originam essa hipótese. São eles: a pulsão escópica, a industrial cultural, a sociedade do espetáculo e a hipermodernidade; estes levam a sociedade a ter um comportamento indicial. A pesquisa utilizou a série de entretenimento Black Mirror como objeto para identificar possíveis experiências sensitivas mediadas pela tecnologia, e encontrou no objeto analisado exemplos consistentes para sugerir a confirmação da hipótese.
Palavras-chave:pulsão escópica; indústria cultural; sociedade do espetáculo; hipermodernidade; sociedade indicial; Black Mirror.
CLARA LÚCIA QUINTANEIRA MOUTINHO
“A LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF): UMA ANÁLISE SOBRE VISIBILIDADE E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO A PARTIR DO DISCURSO DOS JORNAIS IMPRESSOS FOLHA DE SÃO PAULO E O GLOBO”
A Liga de Basquete Feminino (LBF): uma análise sobre visibilidade e discriminação de gênero a partir do discurso dos jornais impressos Folha de São Paulo e O Globo. 2022. M Monografia (Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise sobre visibilidade e discriminação de gênero em relação à Liga de Basquete Feminino (LBF), pesquisado por meio das matérias dos jornais impressos Folha de São Paulo e O Globo, desde 2010 a 2021. Foram mapeados 19 exemplares, 13 da Folha de São Paulo e seis do jornal O Globo. Destes, sete foram utilizados para desenvolver e analisar este trabalho, quatro da Folha de São Paulo e três do jornal O Globo. Após a análise dos dados. Observa-se que, desde a criação da LBF, há uma baixa aparição do principal campeonato feminino de basquete do Brasil. Por fim, evidencia-se uma desvalorização por parte da mídia, em termos quantitativos e qualitativos, de noticiar a LBF.
Palavras-chave: Mulher. Esporte. Basquete Feminino. Jornalismo Esportivo.
GABRIELA PAREDES ZAMBRANO BRASIL
“TRIBUNAL MIDIÁTICO: FUNDAMENTOS E ÉTICA DO JORNALISMO NA COBERTURA DO JORNAL NACIONAL SOBRE O CASO ISABELLA NARDONI”
Este trabalho analisa do ponto de vista da ética jornalística a cobertura do caso Isabella Nardoni pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. O corpus da pesquisa são seis reportagens exibidas pelo telejornal sobre o crime que causou comoção nacional. Em março de 2008, a menina Isabella foi jogada da janela do apartamento de seu pai em São Paulo. O pai Alexandre Nardoni e a madrasta Anna Carolina Jatobá foram considerados culpados pela justiça, mas antes disso enfrentaram o tribunal midiático. A monografia discute o limite ético da imprensa ao cobrir um caso policial. Com base em um resumo do caso Nardoni e um panorama da cobertura da mídia, são discutidas as noções de imparcialidade e parcialidade da mídia, as prescrições da legislação e da ética do jornalismo, as orientações dos manuais de conduta adotados nas redações e o conceito de opinião pública. As reportagens que compõem o corpus são examinadas a fim de se encontrar indícios de que o telejornal promoveu um julgamento antecipado dos réus.
Palavras-chave: Jornal Nacional. Isabella Nardoni. Mídia. Ética. Opinião pública.
LUCAS SOARES DA LUZ DE LIMA
“O PODCAST SOFIA E A ATUALIZAÇÃO DAS RADIONOVELAS”
O presente trabalho procura relacionar o surgimento do podcast Sofia, primeira produção brasileira do Spotify, com o auge das radionovelas nos anos de 1940 e 1950. O objetivo é investigar a forma como Sofia, e outros podcasts, reformularam elementos já presentes em radionovelas. Assim, a presente pesquisa pretende mostrar que o podcast não inventou novas formas de comunicação, na verdade, apenas usou de elementos já existentes para produzir um conteúdo que se encaixe nas novas formas de consumo.O projeto pretende analisar as diferenças de estrutura do Sofia, um podcast original do Spotify, e as radionovelas, um dos maiores meios de entretenimentos entre os anos 1950. Usando da pesquisa qualitativa exploratória, o objetivo é entender os dois fenômenos e compreender suas diferenças e singularidades. São estudas ainda as singularidades do modelo de podcast tendo como principal recorte a produção de programas entre os anos de 2019 a 2021. Isso é importante para revelar a expansão do modelo no Brasil nos últimos anos, principalmente pela entrada de grandes players no mercado de podcasts como a Globloplay. Por fim, serão abordadas as diferenças de distribuição entre o podcast Sofia, um produto original e exclusivo do Spotify e as radionovelas, que tiveram um alcance mais amplo, acessíveis para todos aqueles que tivessem um aparelho de rádio em casa. Sendo assim, este trabalho visa mostrar que, apesar de inovador, o projeto da Spotify não é tão revolucionário e guarda algumas características presentes nas radionovelas dos anos 1940 e 1950.
Palavras-chave: podcast, internet, streaming, radionovelas, rádio, conteúdo, Spotify, Netflix, Globoplay, audiosserie, séries, programas, áudio, público, modernização
MARIA ALICE SOUZA ROCHA
“A FRAGILIDADE DO SUCESSO: A HISTÓRIA DE CHEN, UM ÍDOLO DO K-POP”
Este trabalho envolve a relação de ídolo e fã através de uma elucidação de variados conceitos, considerando diferentes perspectivas ao longo do tempo. São debatidas questões sobre identidade, interações dentro de uma comunidade, o papel da indústria cultural e midiática e os processos de comunicação entre eles. A monografia vai apresentar os conceitos de fama, sucesso e fracasso, assim como a influência da mídia nesse processo. Os conceitos de sociedade do espetáculo vão ser contextualizados e analisados sob uma visão crítica, buscando entender o papel do sujeito dentro desse cenário e como se comporta na atualidade. A ideia é entender como os fãs contribuem com a idealização do ídolo e de que forma essa construção pode afetá-lo. Outro objetivo da pesquisa é trazer diferentes visões sobre o conceito de fã, sem cair em concepções do senso comum, mas ao mesmo tempo sem romantizá-los, expondo a importância social de fãs e ídolos, bem como as suas assimetrias. Para ilustrar esse estudo foi utilizado o caso do cantor de K-pop Chen e um panorama da origem e expansão da cultura sul-coreana.
Palavras-chave: ídolos; fãs; sucesso; fama; identidade; K-pop
MATHEUS VINÍCIUS ALMEIDA DO AMARAL
“YOUTUBERS E A MASCULINIDADE HEGEMÔNICA: ANÁLISE DE DISCURSOS DIVERSOS”
Com o avanço das pautas identitárias, como os movimentos feministas e LGBTI+, se torna necessário analisar o debate sobre a masculinidade na atualidade partindo da premissa de que vivemos em uma sociedade patriarcal, ou seja, pautada por uma estrutura hierárquica que garante direitos, acessos e recursos a homens e desvantagens às mulheres em diversos contextos (BOLA, p. 16, 2020). É preciso avaliar a posição do homem jovem contemporâneo em relação a esse paradigma e decidimos fazê-lo a partir de uma pesquisa nas redes sociais.
MICHELLE FERREIRA EZAQUIEL
“O SAMBA COMO EXPRESSÃO DO FEMINISMO NEGRO: RESSIGNIFICANDO VIVÊNCIAS”
O objetivo deste trabalho é analisar a presença da mulher negra no samba como potência e expressão do feminismo negro. Além de refletir sobre a ressignificação do lugar da mulher negra enquanto agente comunicacional e potencializadora de socialidades dissensuais no samba carioca. Historicamente a mulher teve grande destaque para a manutenção desta cultura na cidade do Rio de Janeiro, contudo a participação dessa mulher não é dada a devida relevância. Ao longo do tempo muitas composições de samba foram depreciativas tanto no trato de gênero como de raça. Atualmente vemos diversas composições de mulheres pretas que trabalham justamente o oposto. Elas trazem em suas letras reivindicações da agenda femnista interseccional contemporânea. A partir de um levantamento teórico sobre feminismo interseccional, samba e partilha buscamos entender como a presença da mulher negra cantando sambas que pautam o feminismo negro nas rodas de samba são capazes de ressignificar vivências e socialidades nesse espaço.
Palavras-chave: Samba; Feminismo Negro; Cultura; Cidade; Interseccionalidade; Mulheres Negras
RAPHAEL GOMES FERNANDES
“O JORNALISMO MULTIFACETADO DO ADOROCINEMA ANÁLISE DA COBERTURA DO OSCAR 2022 NA PLATAFORMA INSTAGRAM“
O presente trabalho buscou entender se os dispositivos tecnológicos têm ocupado o lugar de principal instrumento nas experiências sensitivas humanas. Para isso, apontou cinco principais conceitos que possivelmente originam essa hipótese. São eles: a pulsão escópica, a industrial cultural, a sociedade do espetáculo e a hipermodernidade; estes levam a sociedade a ter um comportamento indicial. A pesquisa utilizou a série de entretenimento Black Mirror como objeto para identificar possíveis experiências sensitivas mediadas pela tecnologia, e encontrou no objeto analisado exemplos consistentes para sugerir a confirmação da hipótese.
Palavras -chave: jornalismo cultural; revistas culturais; internet; publicação impressa; assinatura digital.