Monografias 2022 – Jor

Escolha a monografia desejada e clique para baixar.

 

CLARA LÚCIA QUINTANEIRA MOUTINHO

“A LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF): UMA ANÁLISE SOBRE VISIBILIDADE E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO A PARTIR DO DISCURSO DOS JORNAIS IMPRESSOS FOLHA DE SÃO PAULO E O GLOBO”

A Liga de Basquete Feminino (LBF): uma análise sobre visibilidade e discriminação de gênero a partir do discurso dos jornais impressos Folha de São Paulo e O Globo. 2022. M Monografia (Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise sobre visibilidade e discriminação de gênero em relação à Liga de Basquete Feminino (LBF), pesquisado por meio das matérias dos jornais impressos Folha de São Paulo e O Globo, desde 2010 a 2021. Foram mapeados 19 exemplares, 13 da Folha de São Paulo e seis do jornal O Globo. Destes, sete foram utilizados para desenvolver e analisar este trabalho, quatro da Folha de São Paulo e três do jornal O Globo. Após a análise dos dados. Observa-se que, desde a criação da LBF, há uma baixa aparição do principal campeonato feminino de basquete do Brasil. Por fim, evidencia-se uma desvalorização por parte da mídia, em termos quantitativos e qualitativos, de noticiar a LBF.

Palavras-chave: Mulher. Esporte. Basquete Feminino. Jornalismo Esportivo.


 

GABRIELA PAREDES ZAMBRANO BRASIL

“TRIBUNAL MIDIÁTICO: FUNDAMENTOS E ÉTICA DO JORNALISMO NA COBERTURA DO JORNAL NACIONAL SOBRE O CASO ISABELLA NARDONI”

Este trabalho analisa do ponto de vista da ética jornalística a cobertura do caso Isabella Nardoni pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. O corpus da pesquisa são seis reportagens exibidas pelo telejornal sobre o crime que causou comoção nacional. Em março de 2008, a menina Isabella foi jogada da janela do apartamento de seu pai em São Paulo. O pai Alexandre Nardoni e a madrasta Anna Carolina Jatobá foram considerados culpados pela justiça, mas antes disso enfrentaram o tribunal midiático. A monografia discute o limite ético da imprensa ao cobrir um caso policial. Com base em um resumo do caso Nardoni e um panorama da cobertura da mídia, são discutidas as noções de imparcialidade e parcialidade da mídia, as prescrições da legislação e da ética do jornalismo, as orientações dos manuais de conduta adotados nas redações e o conceito de opinião pública. As reportagens que compõem o corpus são examinadas a fim de se encontrar indícios de que o telejornal promoveu um julgamento antecipado dos réus.

Palavras-chave: Jornal Nacional. Isabella Nardoni. Mídia. Ética. Opinião pública.