Caio Bonfim: da cidade de Sobradinho aos holofotes mundiais

Caio Bonfim: da cidade de Sobradinho aos holofotes mundiais

Atleta conquistou a medalha de ouro no Mundial de Atletismo deste ano
Por: Murilo Soares

Reprodução: Instagram (@caiobonfims)

Em 19/3/1991 nascia na cidade de Sobradinho, Distrito Federal, Caio Oliveira de Sena Bonfim. Atualmente reconhecido como um dos principais marchadores do mundo, sua história com o esporte na verdade começou com outra modalidade: o futebol. 

 

Filho do treinador de atletismo João Sena e da também marchadora Gianette Sena, Caio começou a trilhar sua trajetória esportiva no futebol. Mesmo destro, o atleta desenvolveu a habilidade com o pé canhoto, se tornou lateral-esquerdo e chegou a fazer base em um dos principais clubes do Distrito Federal, o Brasiliense. Foi então que, apenas aos 16 anos, decidiu trilhar o caminho da marcha atlética.

 

Ao começar sua carreira como marchador, Caio Bonfim teve que enfrentar o extremo preconceito que a modalidade recebe no país. Por ser uma prova que exige muito o movimento dos quadris, muitas foram as pessoas que xingaram o então jovem atleta. Quando ia treinar com seu pai, vários motoristas que passavam de carro e presenciavam os treinos questionaram sua masculinidade. 

Reprodução: Site/Pixabay

Mesmo recebendo críticas e xingamentos de pessoas preconceituosas, o jovem de Sobradinho não desistiu, e viu na família a maior base para continuar marchando, haja vista que sempre recebia apoio de seus pais. Sua decisão seria então coroada com bons desempenhos esportivos.

 

Após conquistar no mundial, em Tóquio, a prata nos 35km, enfim veio a medalha de ouro nos 20km. Durante a prova, o brasileiro permaneceu firme no segundo pelotão de corredores até aproximadamente os 35 minutos iniciais. Aos 52 minutos, Bonfim assumiu a quarta colocação e cerca de 3 minutos depois, a ponta. Com 1 hora de competição, porém, o brasileiro, visivelmente cansado, despencou para a sétima posição. Foi então que, faltando cerca de 1km, quando ia rumo ao Estádio Nacional, assumiu a liderança. Depois, apenas manteve o ritmo, abriu maior vantagem na liderança e conquistou a medalha de ouro inédita. O tempo de Bonfim nos 20km ficou em 1h18m35s, à frente do chinês Wang Zhaozha, segundo com o tempo de 1h18m43s, e do espanhol Paul McGrath, terceiro com 1h18m45s.

 

Com o ouro conquistado em Tóquio, o marchador tornou-se apenas o terceiro atleta brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio em campeonatos mundiais de atletismo. Fabiana Murer, campeã do salto com vara em Daegu, na Coreia do Sul em 2011, e Alisson dos Santos, o Piu, ouro em 2022 nos Estados Unidos dos 400 metros com barreiras foram os antecessores. Além disso, ao receber sua quarta medalha em mundiais, se isolou como atleta mais vencedor da história da competição; ele ultrapassou Claudinei Quirino.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Apoiado financeiramente pelo programa governamental Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, Caio estreou em Olimpíadas em Londres 2012, participou da Rio-2016, Tóquio em 2021 e foi medalha de prata em Paris 2024.

Caio Bonfim: da cidade de Sobradinho aos holofotes mundiais

You May Also Like