5º Colóquio Internacional da Rede Imagenlat: 20 a 22/09

O 5º Colóquio Internacional da Rede Imagenlat, com o tema Imaginários políticos: políticas da imaginação, acontece de 20/09 a 22/09/2023, das 14h às 21h, nas dependências do PPGCOM-UERJ, sala 10121-F (10º andar), Bloco F.

A Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen (IMAGENLAT – https://www.imagenlat.org/) é uma rede que reúne grupos de pesquisa situados em 5 países da América Latina, a saber:

– Laboratório de Estudos da Imagem e do Imaginário (Labim), do PPGCOM da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil),

– Programa de Estudos Literários da Universidade Federal Fluminense (Brasil),

– Laboratório de Inovação Cidadã, da UFRJ (Brasil),

– Programa de Doctorado en Estudios Mediales da Universidad Alberto Hurtado (Chile),

– Grupo de pesquisas Rituales de la percepción, dos programas de pós-graduação em Filosofia da Universidad Nacional de Salta (Argentina) e em Estética, da Universidad de las Artes (Argentina),

– Instituto de Investigaciones Bibliográficas de la Universidad Nacional Autónoma de México e

– Escuela Profesional de Filosofía da Universidad Antonio Ruiz de Montoya (Perú).

Além dessa articulação institucional central, a Imagenlat possui parcerias com a Universidade de Wisconsin, Milwaukee (Richard Grusin) e a Universidade das Artes de Zurique (Dieter Mersch).

Formada em 2016, a IMAGENLAT se estabelece no contexto de renovação teórica e metodológica provocada pelo surgimento de projetos interdisciplinares centrados nas imagens (Visual Culture, Bildwissenschaft), e de projetos dirigidos aos processos intermediais (Intermediality Studies).

O objetivo principal de seus encontros consiste em estudar imagens, fomentar intercâmbios acadêmicos e desenvolver os estudos do imaginário, atendendo principalmente às práticas e aos meios pelos quais as imagens surgem e cobram vigência. O caráter predominantemente latino-americano desta rede corresponde ao lugar de procedência das imagens que ela investiga prioritariamente. Dentro dessa perspectiva, tais investigações apresentam um foco latino-americano na medida em que seus respectivos marcos teóricos e metodológicos são postos à prova e são modificados na aproximação com as imagens.

A partir das dramáticas reconfigurações dos cenários políticos em diversos países da América Latina (bem como no resto do mundo), o objetivo do V Colóquio Internacional da Imagenlat é investigar de que modo o estudo e análise das imagens e dos imaginários (memes, vídeos em ambientes digitais, produção artística e cultural etc) permite entender certos aspectos fundamentais das transformações políticas e sociais recentes nesses países, em perspectiva comparativista e com base em interpretações fundadas em metodologias como a Bildwissesnchaft, as teorias do imaginário, os estudos de mídia e materialidade e as pesquisas sobre intermedialidades.

Inscrições e programação estão disponíveis aqui.

5º Colóquio Internacional da Rede Imagenlat: 20 a 22/09