Professor da FCS lança jogo inspirado na cultura brasileira

Neste sábado, 20 de abril, a ludoteca do Museu de Arte do Rio recebe o lançamento do cardgame Poranduba – Cartas de Cultura. O jogo é desdobramento dos estudos de pós-doutorado do pesquisador Andriolli Costa, professor adjunto do Departamento de Jornalismo da FCS/Uerj. A recepção será das 14h às 17h, com bate-papo sobre criação de jogos, mesas para ativação do jogo, produtos para venda e apresentação de bumba-meu-boi.

Em seu projeto, realizado no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o pesquisador investigou o jogo como estratégia para renovação dos afetos, tendo como eixo central a cultura popular brasileira. No movimento final do trabalho, após analisar outros projetos relacionados à temática, construiu a sua proposta de jogo que respondesse aos vazios identificados no estudo.

Para a concretização da versão física e digital de Poranduba, o trabalho contou com recursos do PROAC/SP e de um financiamento coletivo pela plataforma Catarse, em que quase 900 baralhos foram vendidos ao longo de um mês de divulgação.

O Jogo

Poranduba – Cartas de Cultura é um cardgame estratégico inspirado na cultura popular brasileira. A cada partida você deve utilizar da esperteza dos sacis, da sabedoria das benzedeiras, da força dos lobisomens ou da engenhosidade de uma vassoura atrás da porta para vencer desafios antes do seu oponente. Só cuidado: basta um erro e suas cartas podem ir para o Beleléu.

No total, foram 27 ilustradores de 13 estados brasileiros diferentes que colaboraram para deixar o jogo com a pluralidade de traço e estilo peculiares à cultura brasileira. Coube ao diretor de arte André Vazzios, notório no ramo de RPGs, finalizar as artes e dar certa unidade à esta variância, ainda que respeitando a individualidade de cada artista.

O cardgame tem regras próprias e possui três modos de jogo para acomodar de uma à quatro pessoas. A classificação indicativa é a partir dos 12 anos de idade. Para estimular seu uso para além do jogo, todas as cartas possuem um QR Code que leva a uma página dedicada com um relatório sobre a manifestação cultural que a inspirou – além de referências bibliográficas. Mais informações no site www.cartasdecultura.com.br

O Evento

A programação do Museu de Arte do Rio vai começar com uma recepção, a partir das 14h. Próximo às 15h, haverá uma apresentação do bumba-meu-boi Encanto Carioca, da mestra Dona Carminha. A brincadeira vai encaminhar o público para o bate-papo sobre criação de jogos inspirados em culturas populares, em que o mediador Guilherme Carvalho vai conversar com Andriolli Costa e com o historiador Jorge Valpaços. Pela Lampião Game Studio, Jorge se tornou referência na produção de jogos independentes e RPGs.

O diretor de arte André Vazzios também estará presente, ajudando na comercialização dos baralhos e de prints com artes do jogo. Uma mesa para ativação vai ajudar as pessoas a testarem o baralho. A Ludoteca do MAR fica na Praça Mauá, 5 – Saúde, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Professor da FCS lança jogo inspirado na cultura brasileira

You May Also Like