Avisos e Noticias

Direção emite nota sobre situação das aulas durante jogos no Estádio Maracanã

 

Considerando os transtornos recentes no entorno da UERJ durante os dias de jogos no Maracanã, a FCS decidiu acatar a proposta do Conselho de Diretores do CEH para uma ação conjunta com relação aos eventos esportivos no estádio, já que não temos uma posição institucional, os casos de violência aumentaram e a dificuldade de acesso à UERJ tem levado a uma desmobilização muito grande dos alunos.  

O CEH enviou uma Comunicação Interna assinada pelos diretores de unidade, informamos a necessidade de reivindicar à Prefeitura do Rio o direito da UERJ funcionar normalmente em dias de jogo.

Neste sentido, as atividades acadêmicas serão assíncronas a partir das 16 horas dos dias de jogo com mais de 20 mil pessoas.

Direção FCS.

Seminário “Mídias, imaginário e sonoridades”: 29, 30 e 31/05

O Audiolab (Laboratório de Áudio da FCS) promove, entre os dias 29 e 31 de maio, o Seminário “Mídias, imaginário e sonoridades”. O evento integra o projeto de mesmo nome coordenado pelo professor Filipe Mostaro (FCS) e marca o início das atividades do laboratório em 2023. Os debates acontecem sempre às 19h, no auditório 93, 9ºandar, Bloco F.

Inscrições aqui.

Os debates do dia 29/05 terão como tema “A cobertura do futebol”. A mesa será composta pelos jornalistas Guilherme Oliveira (produtor do Globo Esporte, TV Globo); Renata Silveira (narradora da TV Globo); e Rafael Nagib (editor do Grupo Globo)

No dia 30/05, a mesa discutirá “Desafios e experiências de cobrir os Jogos Olímpicos” e será integrada pelo jornalista Carlos Gil (TV Globo) e pelo professor Fausto Amaro (FCS).

“Por dentro da Avenida: cobertura sobre o carnaval” é o tema das discussões do dia 31/05. Compõem a mesa a jornalista e pesquisadora Rita Fernandes; o carnavalesco e comentarista Milton Cunha; o jornalista Aydano André Motta; a jornalista Amanda Ribeiro; a professora Rafaela Bastos; e o escritor Leonardo Bruno.

I Seminário Jornalismo e Tecnologia: 31/05

O grupo de Pesquisa em Jornalismo e Tecnologia, coordenado pelo professor Fabio Vasconcellos e com a colaboração da professora Fernanda da Escóssia, promove, no dia 31 de maio (quarta-feira), o I Seminário Jornalismo e Tecnologia, com o tema “Mudanças, desafios e impasses para o jornalismo”, para discutir o fazer jornalístico dentro e fora do ambiente digital.

O evento contará com a presença de dois convidados: Marlen Couto, jornalista do O Globo; e Tai Nalon, fundadora do “Aos Fatos”. Além disso, os alunos que integram o grupo de pesquisa também estarão presentes para apontar os pontos relevantes de sua pesquisa que está em curso e divulgar o lançamento de seu site oficial com o material produzido.

O evento é gratuito e não requer inscrição prévia. Acontecerá às 9h, na RAV 102.

15/06 – Seminário “Virada Histórica: o centenário dos ‘camisas negras’ e o racismo no futebol”

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME) promove, em parceria com o Laboratório de Comunicação Integrada (LCI), o Seminário “Virada Histórica: o centenário dos ‘camisas negras’ e o racismo no futebol”, no dia 15 de junho, às 18h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCom/UERJ) (sala 10.121 – 10º Andar – Bloco F).

A conquista do Campeonato Carioca de 1923 pelo Clube de Regatas Vasco da Gama (CRVG), que escalou de forma pioneira negros e operários em seu time, trouxe um enorme impacto na sociedade conservadora e preconceituosa da época, culminando em reações políticas e um embate entre as ligas de futebol amador e profissional no ano seguinte.

O objetivo do evento é discutir a memória desse episódio histórico e a atualidade do debate sobre preconceito e inclusão no esporte. De acordo com o coordenador do LEME, Ronaldo Helal, a discussão é pertinente em 2023, pois, “mesmo após 100 anos, esse ainda é um tema extremamente relevante no esporte e na sociedade atual”.

O evento contará com a participação do professor titular da Faculdade de Educação da UFRJ e pesquisador PQ-CNPq e CNE/Faperj, Antônio Jorge Soares, e do historiador e coordenador do Centro de Memória do CRVG, Walmer Peres. A mediação será feita por Hugo Moraes, doutor em História Comparada pela UFRJ.

O Seminário ocorre de maneira presencial e as inscrições (gratuitas) devem ser realizadas através do Sympla. O evento será transmitido ao vivo no canal do LEME no YouTube.

Para mais informações, acesse o Instagram do LEME: @lemeuerj.

Seminário “Nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia”: inscrições abertas para resumos

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte – LEME realiza, de 22 a 24 de agosto, o Seminário LEME nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia. O evento contará com a presença de profissionais de mercado, como o jornalista Caco Barcellos (Globo), Marcelo Barreto (Sportv) e Fabi Alvim (Sportv). Dentre os pesquisadores que já confirmaram presença, temos nomes como: Ronaldo Helal (UERJ), Lívia Magalhães (UFF), Adriano Freixo (UFF), Renato Coutinho (UFF), Rosana da Câmara (UFF), Nicolás Cabrera (UERJ/CONICET). O seminário conta ainda com a participação de Luiz Cláudio do Carmo, o Claudinho, presidente da Anatorg (Associação Nacional das Torcidas Organizadas). As palestras acontecerão no horário da noite e as discussões em GTs temáticos no decorrer dos dias. Para isto, o Laboratório receberá resumos expandidos de 5 de maio a 30 de junho.

O Seminário Internacional LEME nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia busca promover discussões de cunho acadêmico e transdisciplinar, versando sobre a relação entre democracia e esporte. São bem-vindos trabalhos que perpassem pelo contexto histórico como: uso da Seleção Brasileira na propaganda política em regimes autoritários, apropriação da camisa da seleção por grupos de direita e extrema direita recentemente e ainda tentativas de resgate e preservação da democracia no país. Vale lembrar que são diversos os exemplos de práticas de liberdade promovidos por atletas, jornalistas, movimentos de torcidas e tantos outros atores sociais vinculados ao esporte, configurando-se, assim, como espaço de manifestação popular de reivindicação de direitos das mulheres, da população negra, LGBTQIA+ e tantas outras lutas cotidianas.

Para informações sobre os GTs e diretrizes para os resumos, acesse: https://comunicacaoeesporte.com/

Oficinas de roteiro e edição de podcasts estão com inscrições abertas

O Laboratório de Podcasts Narrativos da FCS/Uerj promove duas oficinas de seu ciclo de formação complementar em mídia sonora. A oficina Roteiro e Escrita Criativa para Podcasts acontece na próxima segunda-feira, 22 de maio. A oficina Edição de Podcasts será no dia 15 de junho, (quinta-feira).

A participação é gratuita e rende certificado.

O ministrante da primeira oficina será Mauro Amaral, mestre em Comunicação pelo PPGCom da Uerj e head de conteúdo da produtora Contém Conteúdo, que desde 2010 atua no segmento. Mauro é veterano na produção de podcasts e assina a direção do podcast do Rock in Rio, da Localiza MEOO e do BioParque do Rio. No encontro, Mauro vai partilhar dicas para organização de informações, escrita e narrativa com exercícios práticos.

Prática também será a oficina de Léo Mogli, no dia 15 de junho, que irá apresentar noções fundamentais para edição de podcasts no Audacity, com exercícios visando a construção de dinâmica do programa. A ideia é mostrar que a edição é mais uma gramática necessária para conduzir nossas narrativas. Desde 2020, Léo Mógli é editor de um dos projetos de maior sucesso da podosfera brasileira, o Não Inviabilize. Também foi ele o responsável pela identidade sonora e concepção de vinhetas do programa. Atualmente trabalha também em Histórias da Firma, projeto paralelo da Déia Freitas exclusivo para a Amazon (ainda em pré-produção).

As duas oficinas acontecem na sala 10.025, 10º andar, das 15h às 17h. As inscrições podem ser feitas preenchendo os formulários disponíveis no  link (http://bit.ly/podcastnarrativo) . Há apenas 20 vagas disponíveis, restritas ao número de computadores da sala.

Laboratório

O Laboratório de Podcasts Narrativos (LNAR) é projeto de extensão iniciado em março de 2023, sob coordenação do professor Dr. Andriolli Costa, da FCS/Uerj. A proposta tem como objetivo explorar e monitorar iniciativas do gênero storytelling em mídia sonora. Para isso, neste primeiro momento, buscará promover atividades de formação e capacitação técnica e crítica dos participantes de modo complementar à carga horária curricular.