Avisos e Noticias

Concurso para professor adjunto: Depto de Relações Públicas (FCS) – acompanhe o processo

Acompanhe o processo aqui

A Faculdade de Comunicação Social (FCS/UERJ) estará com inscrições abertas, a partir de 29/04/2024, para 1 (uma) vaga de professor adjunto, na área de Relações Públicas, subárea Mídias Digitais.

CRONOGRAMA DO CONCURSO

Calendário para Isenções da Taxa de Inscrição:
a) Período para Solicitação da Isenção da Taxa de Inscrição: 28/04/2024 a 10/05/2024.
b) Período de Análise dos Pedidos de Isenção: 10/05/2024 a 17/05/2024.
c) Divulgação do Resultado dos Pedidos de Isenção: 17/05/2024, a partir das 17:00.
d) Período de Recursos sobre o Resultado dos Pedidos de Isenção: de 17/05/2024, a partir das 18:00, até
21/05/2024, às 23:59.
e) Período de Análise dos Recursos para Isenções: 22/05/2024 a 24/05/2024.
f) Divulgação do Resultado das Análises dos Recursos para Isenções: 24/05/2024, a partir das 14h.

Calendário Geral do Concurso:
a) Divulgação da composição da Comissão Examinadora – 14/06/2024, às 18h.
b) Sorteio do ponto para a prova escrita – 01/07/2024, às 9h.
c) Prova escrita – 01/07/ 2024, às 10h.
d) Leitura da prova escrita – 01/07/2024, às 14h30min.
e) Resultado da prova escrita e início do período de recurso da prova escrita – 02/07/2024, às 18h.
f) Término do período de recurso da prova escrita – 03/07/2024, às 18h.
g) Resultado do recurso da prova escrita – 04/07/2024, às 8:30min.
h) Divulgação da lista de pontos para a prova de aula – 04/07/2024, às 9h.
i) Sorteio do ponto para a prova de aula – 04/07/2024, às 9h30.
j) Prova de aula – 05/07/2024, às 9h30.
k) Resultado da prova de aula – 08/07/2024 às 18h.
l) Entrega de Títulos e Trabalhos – 09/07/2024, às 10h.
m) Divulgação do resultado final – 18/07/2024, às 18h.

O edital está disponível aqui.

É popular, mas exclui o povo.

É popular, mas exclui o povo

Pesquisas apontam o avanço no processo de elitização dos estádios.

Por: Livia Bronzato

Foto: Ricardo Stuckert/CBF

O preço dos ingressos para a final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Nova Iguaçu, variou entre R$ 140 e R$ 600, considerando o valor das inteiras. Tendo em vista que o ingresso mais barato tem valor equivalente a 10% do salário mínimo atual, coloca-se em evidência a exclusão de importante parte da torcida que a cobrança desses valores gera.

Para as famílias brasileiras, o futebol representa uma paixão hereditária, um domingo de união para assistir ao jogo ou uma memória feliz quando seu time conquista alguma taça. O futebol faz parte da cultura do Brasil e é o esporte mais popular do país. Entretanto, os dados mostram que, cada vez mais, o acesso aos estádios distancia-se do caráter popular e aproxima-se da mercantilização desses espaços.

O ranking de maiores tickets médios, segundo a Pluri, consultoria especializada em análises do futebol brasileiro, considerando de janeiro a dezembro de 2023, mostra que o Flamengo tem os ingressos mais caros (R$ 81,12), seguido por Palmeiras, São Paulo e Grêmio (R$ 77,74, R$ 71,38 e R$ 69,79, respectivamente). A lista também conta com outros nomes, como: Tombense (R$ 67,85), América MG (R$ 66,84), Corinthians (R$ 60,84), Vasco (R$ 56,32), Atlético MG (R$ 55,96) e Fluminense (R$ 52,91). Oito entre esses dez clubes fazem parte também do ranking de maior número de torcedores, sendo o Flamengo novamente o líder, de acordo com a revista Placar.

Foto: Secretaria de Cultura RJ

A vibração das arquibancadas é feita pelos próprios torcedores. Ao impedir que as classes mais populares tenham contato com os jogos nos estádios, cresce a chance de, futuramente, a tradição e a renovação da paixão por esse esporte sofrerem um esvaziamento por conta da distância entre clube e torcedor.

Audiolab lança série sobre a ditadura militar. Confira o primeiro episódio.

O Laboratório de Áudio da UERJ (Audiolab) convida a ouvir, no seu tocador de podcast favorito, a série especial do programa Radioatividade, que te leva de volta aos 21 anos de terror que se instauraram no Brasil! Uma série feita pelos alunos da Faculdade de Comunicação da UERJ, que busca contar o período a partir de 4 perspectivas: Cultura, Esportes, Mulheres e Memórias.

Ligue o seu radinho e sintonize na Radioatividade, onde a Notícia que Ressoa é a Verdade que Ecoa!

O primeiro episódio: A Cultura na Ditadura esta disponível desde sexta-feira (07/06). Os próximos episódios estreiam quinzenalmente.

Cada programa conta com farto material sonoro da época e entrevista com especialistas.

Essa é mais uma produção do AudioLab UERJ!

Produção: João Barbosa, João Gabriel Nicolli, Jhonny Chavão, Mirely Morisco e Stephany Nunes.

Coordenação de Jornalismo: Gisele Sobral

Coordenação Acadêmica: Filipe Mostaro

Edição final: Ramon Lemes

Siga o Audilab para não perder nossas produções: @uerjaudiolab

10 a 13/06: Faculdade de Comunicação Social recebe segunda edição do FCS Cria

Evento convida alunos e egressos da FCS para discutir Comunicação, Arte e Sustentabilidade

 
 
O FCS Cria: Comunicação, Vivências e Arte acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de Junho, no Campus Maracanã, da Uerj, no Auditório 91 (9º andar) e no Auditório do PPGCOM (10º andar). Promovido pela turma de Produção de Eventos, do sétimo período do curso de Relações Públicas, o encontro visa promover discussões sobre as interfaces entre Comunicação e Arte, trazendo, como convidados, graduandos e egressos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social.
 
O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas pelo Sympla para garantir horas de Atividade Complementar. A segunda edição do FCS Cria conta com o apoio do PPGCOM/Uerj, do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), da Atlética de Comunicação e Artes da UERJ, da Gráfica da Uerj, da Cantina do 10° andar, Expresse!, Laboratório de Foto da Uerj (LabFoto), Feira Moda Mundi, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCom/Uerj).
 
Confira a programação completa:
 
10/6, às 18h – Performance de poesia slam com Da Costa (FCS/Uerj)
10/6, às 18h30 – Mesa ‘ESG na Comunicação – Como projetos sócio-ambientais podem ser implementados pela comunicação’, com Carolina Ochsendorf (L’Oréal), Cecília Seabra (Ceci) e Maria Augusta Seixas (Petrobras)
 
11/6, às 10h – ‘Comunicando Histórias’, com Math de Araújo (FCS/Uerj), Leda Costa (FCS/Uerj) e Ricardo Benevides (FCS/Uerj), com mediação de Cristina Normandia (FCS/Uerj).
11/6, às 18h30  – Oficina de Fotografia, com Jota Lima (FCS/Uerj) e Marcus Philippe (LabFoto/Uerj)
 
12/06, às 10h – Oficina de Sustentabilidade ‘Comunicação, Organização e Educação Ambiental’, com o Coletivo Jovem.
12/6, às 19h – ‘Como a arte está inserida no mercado da comunicação?’, com João Assis (Universal Music Brasil), Helena Duclos (Globoplay) e Marcus Philippe (LabFoto/Uerj), com mediação de Patrícia Rebello (FCS/Uerj)
 
13/6, às 10h – Oficina de Criação ‘Construindo sua Própria Narrativa Transmidiática’, com Gustavo Mangia (CiberCog/Laboratório de Mídias Digitais da UERJ).
 
Informações
Telefone: 21 99915-0065 (Vitória Nieto)
Instagram: https://www.instagram.com/fcscria?igsh=bHF2bTR4NHB6dXZ5
 

Suspensão das aulas nesta quinta (09/05)

Em virtude da paralisação convocada pela Associação dos Docentes (Asduerj) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para participação de ato no Palácio Guanabara, às 13h, a Faculdade de Comunicação Social decidiu pela suspensão das aulas nesta quinta-feira, 09/05, no período da tarde e noite. As atividades voltarão normalmente amanhã, 10/05.

XVIII Abrapcorp contará com a participação de alunos e professores da FCS Uerj

XVIII Abrapcorp contará com a participação de alunos e professores da FCS Uerj

Texto: Juliana Araujo*
 

A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) promove, entre os dias 8 e 10 de maio, a 18ª edição do Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. O evento será sediado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.

Em 2023, o Congresso foi realizado na Uerj, marcando a volta presencial após três edições no formato online. O tema foi “Comunicação, ativismo e organizações” e abordou o papel da comunicação na luta por realidades mais igualitárias e a ideia de ativismo, que ficou muito visado pelas empresas nos últimos tempos. 

Na edição de 2024, a temática “Comunicação, organizações, arte e cultura” será tratada, destacando como essas áreas refletem no trabalho dos profissionais de Relações Públicas. A participação da Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Uerj será marcada por apresentações de trabalhos dos professores Fausto Amaro, Ricardo Ferreira Freitas e Vania Fortuna, além dos pesquisadores Ana Teresa Gotardo, Igor Lacerda, Marcelo Resende e Ricardo de Castro, do Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo (Lacon), e Inês Garcia de Almeida Rocha, Relações Públicas formada pela FCS.

Os alunos bolsistas do Lacon, Carlos Matos e Pedro Rubim, ministram o Workshop “Produção de newsletter: ‘Berro’, comunicando a diversidade!”, supervisionados pelo professor doutor Ricardo Ferreira Freitas, que fará parte do pré-congresso, que acontece nos dias 6 e 7 de maio.

Os estudantes de Iniciação Científica do Laboratório de Mídias Digitais (LMD), coordenado pela professora doutora Fátima Regis, apresentam o trabalho “Gestão de Crise no caso Taylor Swift no Brasil”, com autoria de Manuela Tostes, Isis Cardoso, Alice Santos, Tauana Marques, Eduardo Brum e Luciano Filho, sob supervisão das professoras doutoras Fátima Regis e Renata Monty.

O Congresso Abrapcorp acontece anualmente e reúne profissionais e estudantes de Comunicação e Relações Públicas por meio de apresentações de artigos, workshops e defesas de trabalhos, sempre dialogando com temáticas de relevância para a atualidade. 

Confira a lista dos trabalhos aprovados:

  • “‘Cansei de ser bela, eu quero o real’: feminilidades, masculinidades e consumo no filme infantil Encanto (2021)”, por Igor Lacerda (Uerj) e Ana Teresa Gotardo (Uerj)
  • “Shoppings Centers – como tornarem-se espaços inclusivos? Um ensaio preliminar a partir dos olhares de parte da diversidade”, por Ricardo de Castro (Uerj) e Ricardo Ferreira Freitas (Uerj)
  • “O impacto do branding digital no crescimento de pequenas empresas de moda feminina: o caso da marca Makai Bikini”, por Inês Garcia de Almeida Rocha (Uerj) e Fausto Amaro (Uerj)
  • “Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ: futebol e estratégias de comunicação como resistência ao discurso bolsonarista”, por Marcelo Resende (Uerj), Vania Oliveira Fortuna (Uerj) e Ricardo Ferreira Freitas (Uerj)
  • “Gestão de crise no caso Taylor Swift no Brasil”, por Manuela Nascimento Tostes da Silva (Uerj), Isis Cardoso (Uerj), Alice Santos (Uerj), Eduardo Brum (Uerj), Luciano da Rocha (Uerj), Tauana Marques (Uerj), Renata Monty (Uerj) e Fátima Regis (Uerj)

As inscrições para participar do 18º Congresso Abrapcorp ficam abertas, no site da Abrapcorp, até o dia 8 de maio, com oficinas gratuitas, mesas e minicursos. Os temas e a programação completa do Congresso estão disponíveis também no site do evento (https://app.ciente.studio/abrapcorp2024). 

*Aluna do Curso de Jornalismo da Uerj. Texto revisado pela professora doutora Renata Monty.