Muniz Sodré lota Teatro Noel Rosa em aula inaugural da FCS

Texto: Yasmim Cavalcanti*

O sociólogo, jornalista e professor emérito pela UFRJ, Muniz Sodré, realizou a aula magna da Faculdade de Comunicação Social (FCS) sobre Cultura Digital no Teatro Noel Rosa, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na última quinta-feira (21), mediado pelo professor doutor Ricardo Ferreira Freitas. Com capacidade para 256 pessoas, entre alunos de graduação de jornalismo, relações públicas e docentes da FCS, o teatro lotou e ainda contou com transmissão ao vivo.

Ao tratar o tema das tecnologias, Sodré destaca como nenhuma cultura resiste à sua digitalização, já que a tecnologia sem a cultura se fecha em torno de si própria, se ausenta de história, e é assim que ela se transforma em uma sociopatia. Também citou A Filosofia do Amor, de Simmel, discutiu como a arte é ainda uma forma de ruptura, que vai de encontro à “irredutibilidade do indivíduo”, e como a política digitalizada é o extermínio da representatividade, além de enfatizar a importância da imprensa, no papel de antídoto à rede.

Segundo Muniz Sodré, “a internet é a naturalização do anarquismo”, uma coletividade organizada sem uma autoridade, assim destacando a importância da instituição jornalística e que ela não se separa das relações públicas. Além disso, o professor reforça que “o vício é a vingança secreta do objeto contra a soberania do sujeito”, ainda no âmbito da capilaridade das redes.

A estudante de jornalismo, Jullyene Gomes, relata com entusiasmo como foi ter essa experiência acadêmica:

“Para mim é uma honra receber em nosso campus um profissional consagrado na área de jornalismo, além de ser um sociólogo incrível. Poder dividir o seu conhecimento ali com a plateia, com o corpo docente e discente, e, ao mesmo tempo, abrangendo tantas áreas, entre as perguntas e respostas de um certo momento, foi muito interessante ver como o Sodré consegue lidar com diferentes assuntos, dentro de questões tão diversificadas, e ele respondeu com todo carinho e toda dedicação. Foi um momento muito incrível de estar ali pessoalmente”.

A transmissão da aula se encontra no canal da FCS no Youtube.

*Estudante de Jornalismo da FCS, com supervisão da doutora Renata Monty.

Muniz Sodré lota Teatro Noel Rosa em aula inaugural da FCS