LEME prorroga inscrições de trabalhos para seminário

O Seminário LEME nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia prorroga seu prazo de inscrição de trabalhos até o dia 15 de julho. O evento recebe trabalhos de graduandos, graduados, pós-graduandos e pesquisadores em geral. As apresentações dos resumos expandidos vão acontecer em formato presencial de 22 a 24 de agosto e o seminário já consta com a inscrição de trabalhos de diversas partes do país.

SOBRE OS TRABALHOS

Os resumos expandidos devem ter no mínimo 7.000 e no máximo 12.000 caracteres e necessitam estar no template do evento. Devem ser enviados para o e-mail: gramadosdademocracia@gmail.com . Serão aceitos para análise resumos em Português ou Espanhol e que versem sobre os temas de um dos GTs. Não será possível o envio de um mesmo resumo ou de resumos diferentes para mais de um GT. Não será necessário o envio posterior de trabalhos completos. Há a possibilidade de publicação de anais.

Atendendo aos pedidos de alguns pesquisadores, não há mais limitações para o número de coautores. Os autores que já enviaram trabalhos e que desejarem incluir coautores poderão fazê-lo, bastando, para isso, avisar por meio do email: gramadosdademocracia@gmail.com

GRUPOS DE TRABALHO

GT1- Esporte, cidade e identidades

O esporte desempenha um papel fundamental tanto na construção quanto na afirmação de uma pluralidade de identidades que atuam dentro e fora de fronteiras territoriais. Essa relação com a territorialidade confirma a necessidade de compreensão do esporte como prática que se entrecruza com o espaço urbano, estabelecendo com ele uma trama de relações e significados que põe em movimento o jogo das identidades em um contexto de tensionamentos entre o local e o global.

Debatedor(a): Édison Gastaldo (CEP/Forte Duque de Caxias)

GT2- Mídia, esporte e representação

A mídia, gradualmente, se consolidou como um importante veículo mediador entre os esportes e o público, participando não apenas da circulação, mas também da produção de um vasto imaginário construído em diálogo com uma série de representações presentes dentro e fora do território esportivo. As representações produzidas são um material cuja análise pode nos possibilitar o acesso às tensões e contradições dos valores e discursos que estão em jogo.

Debatedor(a): Ana Carolina Vimieiro (UFMG)

GT3 – Estádios, arenas e os modos de torcer

A diversidade dos modos de torcer fomenta variadas possibilidades de construção identitária de torcedores e torcedoras nas arquibancadas. Essa pluralidade torna o ato de torcer um fenômeno complexo, muitas vezes contraditório, e que faz dele um lócus de análise das reações, adaptações e resistência às mudanças ocorridas no cenário futebolístico, sobretudo em diálogo com as transformações geradas pelo intenso processo de mercantilização e midiatização dos eventos esportivos.

Debatedor(a): Antonio Jorge Soares (UFRJ)

TAXA DE INSCRIÇÕES

O pagamento será realizado somente após a divulgação da lista de aprovados e deverá ser feito diretamente para a EDUCAFRO, dirigida pelo Frei David, que trabalha há mais de 40 anos na inclusão do povo negro em todos os setores da sociedade. O pagamento deve ser de no mínimo R$10 para estudantes de graduação e R$20 reais para graduados, pós-graduandos e pesquisadores.Sugerimos que, se possível, valores a mais sejam depositados. Não será cobrada taxa de inscrição para ouvintes.

PALESTRAS CONFIRMADAS

Caco Barcellos (Globo)

Marcelo Barreto (Sportv)

Fabi Alvim (Sportv)

Ronaldo Helal (UERJ)

Filipe Mostaro (UERJ)

Nicolás Cabrera (UERJ/CONICET)

Márcio Guerra (UFJF)

Lívia Magalhães (UFF)

Adriano Freixo (UFF)

Renato Coutinho (UFF)

Rosana da Câmara (UFF)

Cláudio do Carmo (Claudinho) – presidente da Anatorg (Associação Nacional das Torcidas Organizadas).

Para mais informações e template, acesse https://comunicacaoeesporte.com/

LEME prorroga inscrições de trabalhos para seminário

You May Also Like