Seminário “Nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia”: inscrições de resumos expandidos até 30/06

O LEME – Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte está com recebimento de resumos expandidos de graduandos, graduados, pós-graduandos e pesquisadores para seu seminário. Divididos em três GTs, são bem-vindos trabalhos que perpassem pelo contexto histórico como: uso da seleção brasileira na propaganda política em regimes autoritários, apropriação da camisa da seleção por grupos de direita e extrema direita, identidade a partir do esporte, modos de torcer e práticas de liberdade promovidas por atletas, jornalistas, movimentos de torcidas e tantos outros atores sociais vinculados ao esporte.

Os resumos expandidos devem ter no mínimo 7.000 e no máximo 12.000 caracteres e necessitam estar no template do evento. Devem ser enviados para o e-mail: gramadosdademocracia@gmail.com . Serão aceitos para análise resumos em Português ou Espanhol e que versem sobre um dos GTs. Não será possível o envio de um mesmo resumo ou de resumos diferentes para mais de um GT. Um mesmo trabalho poderá ser escrito por até duas pessoas, sendo necessária a presença de pelo menos um autor, no dia e horário da apresentação do trabalho. Não será necessário o envio posterior de trabalhos completos. Há a possibilidade de publicação de anais.

As apresentações vão ocorrer durante a culminância do evento, que é de 22 a 24 de agosto. Na ocasião, acontecerão também palestras já confirmadas como: o jornalista Caco Barcellos (Globo), Marcelo Barreto (Sportv) e Fabi Alvim (Sportv). Dentre os pesquisadores que já confirmaram presença, temos nomes como: Ronaldo Helal (UERJ), Lívia Magalhães (UFF), Adriano Freixo (UFF), Renato Coutinho (UFF), Rosana da Câmara (UFF), Nicolás Cabrera (UERJ/CONICET). O seminário conta ainda com a participação de Luiz Cláudio do Carmo, o Claudinho, presidente da Anatorg (Associação Nacional das Torcidas Organizadas).

GRUPOS DE TRABALHO

GT1- Esporte, cidade e identidades

O esporte desempenha um papel fundamental tanto na construção quanto na afirmação de uma pluralidade de identidades que atuam dentro e fora de fronteiras territoriais. Essa relação com a territorialidade confirma a necessidade de compreensão do esporte como prática que se entrecruza com o espaço urbano, estabelecendo com ele uma trama de relações e significados que põe em movimento o jogo das identidades em um contexto de tensionamentos entre o local e o global.

Debatedor(a): Édison Gastaldo (CEP/Forte Duque de Caxias)

GT2- Mídia, esporte e representação

A mídia, gradualmente, se consolidou como um importante veículo mediador entre os esportes e o público, participando não apenas da circulação, mas também da produção de um vasto imaginário construído em diálogo com uma série de representações presentes dentro e fora do território esportivo. As representações produzidas são um material cuja análise pode nos possibilitar o acesso às tensões e contradições dos valores e discursos que estão em jogo.

Debatedor(a): Ana Carolina Vimieiro (UFMG)

GT3 – Estádios, arenas e os modos de torcer

A diversidade dos modos de torcer fomenta variadas possibilidade de construção identitária de torcedores e torcedoras nas arquibancadas. Essa pluralidade torna o ato de torcer um fenômeno complexo, muitas vezes contraditório, e que faz dele um lócus de análise das reações, adaptações e resistência às mudanças ocorridas no cenário futebolístico, sobretudo em
diálogo com as transformações geradas pelo intenso processo de mercantilização e midiatização dos eventos esportivos.

Debatedor(a): Antonio Jorge Soares (UFRJ)

TAXA DE INSCRIÇÕES

O pagamento será realizado somente após a divulgação da lista de aprovados e deverá ser feito diretamente para a EDUCAFRO, dirigida pelo Frei David, que trabalha há mais de 40 anos na inclusão do povo negro em todos os setores da sociedade. O pagamento deve ser de no mínimo R$10 para estudantes de graduação e R$20 reais para graduados, pós-graduandos e pesquisadores.

Sugerimos que, se possível, valores a mais sejam depositados. Não será cobrada taxa de inscrição para ouvintes.

Para mais informações e template, acesse https://comunicacaoeesporte.com/2023/05/05/leme-recebe-inscricoes-para-o-seminario-nos-gramados-da-democracia/

Seminário “Nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia”: inscrições de resumos expandidos até 30/06

You May Also Like