Professor Ricardo Benevides é um dos dez finalistas do Prêmio Jabuti 2023

O professor Ricardo Benevides, do Departamento de Relações Públicas da FCS, foi um dos dez finalistas do 65º Prêmio Jabuti, um dos mais reconhecidos na área do livro, na categoria Juvenil. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio seleciona anualmente as melhores obras em 21 categorias literárias e gêneros em todo o Brasil. Neste ano, foram inscritas 4.245 obras.

O livro de Benevides é o resultado de um longo percurso de estudos e pesquisa de referências ligadas ao universo das histórias de terror, incluindo personagens como Drácula, Frankenstein, além de obras como O Médico e o Monstro e o mito haitiano da Menina Zumbi. O enredo da obra de Benevides se passa numa escola, com estudantes do Ensino Médio, e utiliza uma infinidade de recursos linguísticos para reforçar seu aspecto lúdico, como as metáforas. Para Benevides, o livro é uma experiência partilhada com o leitor. “Vejo-o com a importância de ser um livro que tanto pode ser lido por quem não conhece aquelas histórias como por aqueles que vão construir essas relações de sentido.Há anos eu persigo essa ideia de contar algo nas entrelinhas do que escrevo, nas lacunas que vou propositalmente deixando para o leitor preencher com sua própria experiência”, disse.

Para Benevides, que concilia suas tarefas como escritor, professor e músico, essas ocupações são inseparáveis da sua rotina. Ele menciona que o reconhecimento do seu trabalho pelo Prêmio Jabuti é um caminho para ver na arte uma possibilidade para outros entendimentos sobre o mundo: “Acredito que os exercícios de criação ampliam um tanto minha possibilidade de pensar outras questões do tempo presente e promover discussões a respeito. Bom que na Uerj eu tenho espaço para fazer isso”, destaca o docente.

A indicação do professor para a lista do Prêmio Jabuti é celebrada por toda a Faculdade, especialmente porque traz como principal impacto social a formação de novos leitores e futuros profissionais. A valorização da produção intelectual e artística de professores, técnicos e discentes também é parte do esforço da FCS em ampliar o campo de atuação da nossa comunidade para além dos muros da Universidade.

Créditos Imagem: UOL (Reprodução)
Professor Ricardo Benevides é um dos dez finalistas do Prêmio Jabuti 2023