Projeto Fluxos – conheça os objetivos e planos para 2024

O Projeto Fluxos, aprovado pelo Protec, visa à criação, ao desenvolvimento e à implementação de um catálogo digital com informações sobre os conteúdos produzidos em áudio, vídeo e fotografia pela Faculdade de Comunicação Social da Uerj, estando incluídos neste universo produtos finalizados e materiais brutos. 

O projeto ainda busca colaborar com a definição de normas, produção de documentos de apoio, tutoriais e sistematização de informações para que as antigas e as novas produções sejam incluídas no catálogo, fazendo com que o mesmo esteja sempre sendo atualizado.

Estes conteúdos representam toda uma produção acadêmica, cultural e educacional que precisa ser organizada, visibilizada e fomentada para motivar pesquisa, educação e novas utilizações.  

O levantamento de  informações sobre Laboratórios, Projetos, Disciplinas, entre outras ações da FCS, que possuam produção em áudio, vídeo e fotografia, já foi iniciado. Também está  em desenvolvimento um site que apresentará a interface de funcionamento do catálogo e concentrará informações, documentos e conteúdos do projeto.

Em 2024, serão realizadas, para a comunidade da FCS, palestras com especialistas em acervos digitais, memória, direitos autorais, fluxos de trabalho de catalogação e sistematização de informações. O objetivo é reforçar a importância da implementação do catálogo Fluxos e otimizar seu funcionamento.

O projeto “FLUXOS – Catálogo de conteúdos audiovisuais da FCS” é composto pelos servidores técnicos Gisele Sobral, Leandro Almeida, Adriano Mendes e Ana Rachel Fonseca que atuam nas respectivas áreas de jornalismo, rádio, áudio, vídeo, design, web e biblioteconomia.

Projeto Fluxos – conheça os objetivos e planos para 2024

You May Also Like