“Cineclube do Décimo” é premiado com 1º lugar na 25ª Mostra de Extensão

O Cineclube do Décimo foi premiado com o primeiro lugar como projeto de extensão do Centro de Educação e Humanidades (CEH) da UERJ. A premiação é referente à 25ª Mostra de Extensão da 32ª UERJ Sem Muros, edição 2023.

O Cineclube do Décimo é um projeto da Faculdade de Comunicação Social, que nasceu no Laboratório de Vídeo (LV) da Faculdade e, desde 2018, vem ampliando suas ações na FCS, no Colégio de Aplicação Cap-Uerj e na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI). Além disso, também realiza desdobramentos externos à Universidade, com foco em cinema e educação, mapeando experiências de formação em cinema e audiovisual no terceiro setor, organizando grupo de estudos e promovendo o encontro, o debate e a reflexão crítica da comunidade Uerjiana com o cinema brasileiro.

Para Leandro Almeida, Idealizador e co-coordenador do projeto, o Cineclube do Décimo tem uma trajetória de aprimoramento e ampliação desde o seu início em 2018. Ele destaca a parceria do professor Affonso Henriques Nunes, coordenador acadêmico do Laboratório de Vídeo, que acolheu a ideia e a implementação do projeto no âmbito do LV. Ele também sublinha a participação e a parceria dos professores da FCS Adair Rocha, Leandro Pimentel, Flavia Mello, Roberto Dória e Luiza Silva, que estabeleceram diálogos entre as sessões do projeto com as disciplinas que ministraram.

Os professores Claudia Andrade, Hilma Ribeiro e Alan Pacifico, do Cap-Uerj, também foram lembrados. “Eles acreditaram na aproximação de suas ações educativas e disciplinas com o Cineclube do Décimo”, afirmou.

Outras parceiros do projeto foram: o projeto Cine CApUERJ e o grêmio estudantil, ambos envolvidos nas ações do Cineclube do Décimo desenvolvidas no Cap-Uerj; Sônia Maciel (professora de História aposentada pelo município do Rio e estudante da UNATI) e Adriana Rosa (servidora técnica da UERJ e educadora da UNATI), ambas envolvidas na articulação da parceria entre o Cineclube e a UNATI; a Associação de Docentes (Asduerj) e o Centro de Tecnologia Educacional (CTE), que apoiaram o Cineclube no início de suas ações; e os estudantes bolsistas e ex-bolsistas que participam e participaram do Cineclube do Décimo: Jéssica Volpi, Pedro Henrique/Poito, Arian Carvalho, Halessandra  Araújo, Caroline Regufe e Adrielli Sanche.

Leandro Almeida espera que o Cineclube do Décimo ganhe “novas nuances, novos prêmios, novos bolsistas, novas frentes e novos parceiros”. E celebra a universidade pública pelas oportunidades geradas, bem como pela diversidade que acolhe.

A equipe atual do Cineclube do Décimo tem a co-coordenação de Leandro Almeida e Affonso Henriques Nunes e conta com Jéssica Volpi (estudante de Letras) e Pedro Henrique/ Poito (estudante de Artes Visuais) como bolsistas.Para conhecer mais sobre o Cineclube do Décimo e suas ações, acesse as redes através do link –  https://linktr.ee/cineclubedodecimo

“Cineclube do Décimo” é premiado com 1º lugar na 25ª Mostra de Extensão

You May Also Like