Podcast: oficina gratuita utiliza cartas para construção da narrativa em áudio – dia 27/04

O Laboratório de Podcasts Narrativos da FCS/Uerj anuncia a primeira oficina do seu ciclo de formação complementar em mídia sonora. A oficina Podcast Epistolar – A carta como método para a narrativa em áudio acontece na quinta-feira, dia 27 de abril, a partir das 9h30, na sala 10.058, 10º andar. Há 10 vagas disponíveis e a participação rende certificado. Interessados devem confirmar presença até o dia 26/4 por meio de formulário.

A ministrante é a jornalista Paula Gorini, doutora e mestre em Comunicação Social pelo PPGCom da Uerj. A inspiração foi seu recente projeto de podcast, o Rádio-Carta Mulher, em que as cartas foram o método utilizado para acessar as narrativas de história de vida das cinco protagonistas do programa. Todas elas atingidas pelo sistema prisional. 

Paula, que cresceu nos anos 1980 e 1990, teve várias amigas por correspondência ao longo da infância e adolescência. “Quando a gente escreve uma carta, tende a se abrir mais. A se colocar melhor”, reflete. Após este movimento de introspecção, temos um segundo passo: o de publicizar essas reflexões na forma de podcast. “É uma atualização. Como se nossa carta chegasse a vários correspondentes ao mesmo tempo. Esta dinâmica que me interessa”.

Na oficina os participantes vão interagir em atividades práticas, com técnicas de escrita criativa, e refletir sobre este método epistolar como estratégia para contar outras histórias. “Tudo com essa tecnologia analógica da escrita em papel”, brinca Paula.

Laboratório

O Laboratório de Podcasts Narrativos (LNAR) é projeto de extensão iniciado em março de 2023, sob coordenação do professor Dr. Andriolli Costa, da FCS/Uerj. A proposta tem como objetivo explorar e monitorar iniciativas do gênero storytelling em mídia sonora. Para isso, neste primeiro momento, buscará promover atividades de formação e capacitação técnica e crítica dos participantes de modo complementar à carga horária curricular. Acompanhe as novidades pelas redes sociais em www.instagram.com/podcastnarrativo

Podcast: oficina gratuita utiliza cartas para construção da narrativa em áudio – dia 27/04

You May Also Like